26 de março de 2009

Espectáculo "O AQUI" - CIM


C.I.M é a Companhia Integrada Multidisciplinar criada pela Associação Vo’arte em parceria com a Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (APCL) e o Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian (CRPCCG).
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Esta Companhia integra bailarinos, pessoas portadoras de paralisia cerebral e técnicos especialistas no apoio a este tipo de doença.
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No próximo dia 16 de Abril às 21 horas, a Companhia C.I.M estreia um novo espectáculo intitulado O Aqui, evento transdisciplinar que cruza movimento, palavra, música, ritmo e imagem. Inspirando-se na ideia do labirinto de Creta, para alguns pensadores metáfora do cérebro e do pensamento, o espectáculo constrói-se como uma viagem conjunta, de cariz poético, que procura pensar a posição do indivíduo no seio do colectivo em que se insere.
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A receita da venda de bilhetes reverte a favor da APCL.
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Vamos ajudar a encher a sala do Teatro Camões, divulgando e evento e até vendendo bilhetes.

Basta contactar a sede da APCL através dos contactos:
Tel.: 21 754 06 92/3
ou na Avenida Rainha D. Amélia em Lisboa
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Espectáculo co-produzido por: APCL, Vo/Arte, CRPCCG -ISS.ip, Teatro Municipal S. Luiz
Apoio: INR

Para maiores de 6 anos.
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20 de março de 2009

1º Congresso Internacional CADin


O Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil - CADIN, organiza o 1.º Congresso Internacional CADIn sobre Perturbações do Desenvolvimento: da Infância à Idade Adulta.


Este evento decorrerá de 25 a 28 de Março de 2009 e contará com a presença do Prof. Doutor António Damásio. A Imagina associa-se a este evento e dará o seu contributo para o sucesso do mesmo.

O acolhimento e a apresentação de posters temáticos decorrerá no edifício do CADIn; as restantes conferências e painéis serão realizados no Centro de Congressos do Estoril.


Trata-se de um encontro que reunirá diversos especialistas nacionais e internacionais de referência no domínio das Pertubações do Desenvolvimento, que darão a conhecer os mais recentes dados provenientes de investigações levadas a cabo um pouco por todo o mundo.

Serão abordadas diversas temáticas inerentes ao processo de desenvolvimento humano, desde Dislexia, Autismo e Problemas de Linguagem, até à Integração Profissional de Pessoas com Perturbações do Desenvolvimento, entre outras.


Como as inscrições já estão esgotadas, esperamos que este encontro se traduza em verdadeira PARTILHA de conhecimentos e (porque não?!) de emoções.

3 de março de 2009

Workshops da "Oficina Dídáctica"

As próximas workshops da Oficina Didáctica serão já este mês:

O Brincar e o Brinquedo
Dia 07 de Março 2009 - das 10h às 17h - Lisboa

«Porque o brinquedo é a melhor oportunidade de desenvolvimento. Brincando a criança experimenta, descobre, inventa, exercita e confronta habilidades.
O brinquedo estimula a curiosidade, a iniciativa e a autoconfiança. Proporciona aprendizagem, desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração da atenção.
Brincar é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança. É uma arte, uma capacidade natural que, quando bem cultivada, vai contribuir, no futuro para a eficiência e o equilíbrio do adulto.
O brinquedo facilita a auto-expressão e a autorealização e é sempre uma oportunidade para que a criança interaja, faça escolhas e tome decisões.»
A Pedagogia Waldorf: A Arte da Educação
Dia 21 de Março 2009 - das 9h30 às 17h30 - Lisboa
«É da maior importância assegurar na criança a confiança inata no mundo envolvente, o desejo de conhecer e o entusiasmo de agir. Através de um ambiente de calor afectivo e de qualidade estética nos primeiros 7 anos (1º septénio), é essencialmente a educação dos sentidos, a consolidação de hábitos saudáveis e a conquista do espaço que rodeia a criança, que lhe proporcionam segurança, alegria e sociabilidade. Dos 7 aos 14 anos (2º septénio), a relação com o professor e a actividade artística permeiam todas as aprendizagens, teóricas ou práticas, constituindo o modo de encarar o mundo. Dos 14 aos 21 anos (3º septénio) é o estudo da realidade em todas as suas vertentes e a formação de juízos que formam o cerne da educação do jovem, habilitando-o a uma intervenção activa na sociedade.»