29 de agosto de 2009

Site - Nasturtium

E como o objectivo deste Blogue é a Partilha, hoje deixo aqui um Site http://www.nasturtium.com.pt/ com material didáctico muito interessante para os Meninos com Necessidades Educativas Especiais.

Este Site disponibiliza desde jogos que estimulam a Motricidade Fina, a puzzles que ajudam na concentração, não esquecendo o software para estimular a Linguagem e Leitura.
Como exemplo, deixo aqui um Jogo Interactivo por nós muito utilizado para a estimulação do desenvolvimento da Linguagem.


27 de agosto de 2009

Continuando a partilha...

A leitura, é também para nós, um dos maiores estímulos usados no trabalho/prazer com o Afonsinho.

No nosso caso, tendo em consideração as necessidades do Afonsinho, a prioridade vai para a promoção de sensações, toque, som, promovendo a associação de palavras, objectos e sons para uma melhor aprendizagem.

Assim usamos muito livros tácteis, ou seja, livros em que a história para além de contada, também é tocada e histórias cantadas, recorrendo a livros com som.












Livro das Edições Convite à Musica, texto de Sharon Strefer e ilustrações de Melanie Mitchell

Utilizamos os Magic Blocks (da Chicco) e vamos contando a história, ouvindo o som do animal, mostrando o bloco com o animal.

A nossa procura é normalmente, efectuada, numa grande superfície (Continente) onde os preços são ligeiramente mais acessíveis e na Fnac.

Recentemente descobri que podia colocar o valor dos livros no IRS, dado o grau de incapacidade motora atribuído ao Afonsinho, assim, peço sempre a factura no acto da compra.

Mais uma partilha: A LEITURA

Este blogue nasceu de sugestões de mães que mal se conhecem mas que se visitavam nos blogues e que partilhavam alguma informação. Todos podemos ser contributores. Hoje apetece-me partilhar mais algo convoosco.

Recentemente passei a receber informação de mamãs de meninos com T21 (obrigado S.) e muito se aprende sobre a estimulação destes meninos e de uma forma geral sobre a estimulação de todas as crianças.
Muitas vezes perguntei a técnicos especializados, qual a actividade mais indicada para estimular o JP.
A opinião foi sempre unânime: LER LER LER


LER histórias para os nossos meninos especiais ou não, é um momento de rara tranquilidade, concentração e partilha. Estimula a concentração, desenvolve o vocabulário e ainda por cima é divertido.

Escolho os livros com critério. Gosto muito dos contos clássicos a 1,5 € , mas cheios de moral. A colecção do pingo doce era excelente e agora estou fã de alguns (caríssimos) da biblioteca de valores, para "limar algumas arestas" e dar moral a um filho único, naturalmente mimado e com alguma sensação de diferença. Como ele adora ouvir as histórias...

Espreitem o link e todo o site, com produtos fantásticos (muito são extremamente acessíveis), outros nem por isso. Vale a pena !!!

publicado por Grilinha