29 de setembro de 2009

3ªs EPI_ Jornadas sobre Epilepsia


A EPI – Associação Portuguesa de Familiares, Amigos e Pessoas com epilepsia vem deste modo convidá-lo para estar presente nas 3ªs EPI_ Jornadas sobre Epilepsia organizadas por esta associação, em parceria com a Liga Portuguesa Contra a Epilepsia, que terão lugar nos dias 13 e 14 Novembro, no Auditório do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, em Lisboa.

*

As EPI-Jornadas constituem um evento informativo e formativo de interesse para vários profissionais com vista à melhoria de respostas de saúde e de integração psicossocial da pessoa com epilepsia, bem como, diminuir o impacto de ideias erróneas sobre a doença na qualidade de vida da pessoa com epilepsia.

*

Tema Central: Epilepsia uma realidade Biopsicossocial

Epilepsia na criança e no adulto

Identificação e actuação nas crises epilépticas

Desafios na qualidade de vida: Individuo, família, escola, trabalho e sociedade

*

Destinatários: Profissionais de Saúde e Acção social (Clínica Geral, Medicina do Trabalho, Enfermagem, Psicologia, Psiquiatria, Farmácia, Serviço Social), Profissionais de Educação (professores, educadores, auxiliares de acção educativa), Terapeutas (Ocupacional, Fala, Psicomotricidade, Reabilitação), Profissionais de Emergência Médica (Paramédicos, Bombeiros), Técnicos de Orientação Vocacional, Pessoas com Epilepsia e seus Familiares e todos os interessados no tema.


*

A inscrição deverá ser feita mediante o preenchimento da ficha disponível aqui e enviada para

Rua Carlos Mardel, nº 107, 3º A, 1900-120 Lisboa,

ou para o e-mail: epilisboa@epilepsia.pt


Assim, solicitamos o seu apoio na divulgação destas Jornadas junto dos parceiros.



DELEGAÇÃO DE LISBOA: Rua Carlos Mardel, 107 - 3º A, 1900-120 Lisboa

Tel. 218 474 798

E-mail EPI-APFAPE: epilisboa@epilepsia.pt


E-mail noticias Epicentro Lisboa: epilepsia.newsletter@gmail.com


LIGA PORTUGUESA CONTRA A EPILEPSIA
EPI - ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE FAMILIARES, AMIGOS E PESSOAS COM EPILEPSIA

26 de setembro de 2009

Associação para apoio a Crianças e pais de Crianças com NEE

Talvez seja um pouco em cima da hora mas...

Alguns pais (mais especificamente uma mãe) de crianças com NEE estão a projectar a constituição de uma Associação para apoio a Crianças e pais de Crianças com NEE.
Dra Fátima Meireles dixit
"Em vista a decidirmos da viabilidade da constituição da Associação destinada a proteger os interesses dos nossos filhos, que, com fundamento em problemas diferentes, são alunos com NEE, estou a solicitar uma reunião, no próximo dia 30 de Setembro, pelas 18H15m, na Avª Gago Coutinho nº 90, em Lisboa."
Agradeço confirmação até dia 28 de Setembro ( 2ª feira).
Fátima Meireles
Avª Gago Coutinho, nº 90
1700-031 Lisboa
Telef./ fax: 218111411
Telemóvel: 912800539
Mail: mfvmeireles@gmail.com

Educação Especial

A Editorial Novembro e a Autora Célia Nogueira têm o prazer de convidar para estarem presentes no lançamento do Livro "EDUCAÇÃO ESPECIAL, comunicar com Crianças com Paralisia Cerebral", a realizar-se em diversos locais, sendo um deles o seguinte:
    • FNAC COLOMBO - 9 de Outubro de 2009, pelas 21h30m

Para mais informações clique aqui no site da ANDITEC.

Material Didáctico e Brinquedos

Na pesquisa de material didáctico para trabalhar a destreza manual e a motricidade fina encontrei estes Sites que têm produtos muito interessantes para desenvolver esta área, assim aqui deixo os Links dos mesmos:

http://www.eurekakids.net/brinquedo
http://www.amusedtoys.eu/
http://www.arealeditores.pt/catalogod/

Quero chamar aqui a atenção que os dois primeiros sites, apesar do preço dos brinquedos até não serem muito elevados, quando fazemos a encomenda acrescem os portes e o IVA, o que na realidade acaba por tornar o brinquedo demasiado caro, o último foi para mim o site com brinquedos mais interessantes para o desenvolvimento da motricidade fina.
Considero no entanto importante a divulgação dos 3 pois todos eles têm uma variedade enorme de brinquedos, brinquedos esses que por vezes pudemos encontrar em´Lojas mais acessíveis.

17 de setembro de 2009

Inclusão e Sucesso Educativo


Exmºs Senhores

A Lei Orgânica do Ministério da Educação, o Despacho nº 4/2008, de 6 de Junho de 2008 atribui à Equipa Multidisciplinar competências para a Inclusão e Sucesso Educativo, sendo uma delas a que abaixo cito.

«Promover a inclusão educativa e social, o acesso e o sucesso educativo, a autonomia, a estabilidade emocional, assim como a promoção da igualdade de oportunidades, a preparação e o prosseguimento de estudos ou para uma adequada preparação para a vida profissional e para uma transição da escola para o emprego de crianças e jovens com necessidades educativas especiais de carácter permanente»

Sou mãe do AFONSO, com 2 anos de idade, que tem paralisia cerebral, que o afecta a nível motor, sendo o seu grau de incapacidade motora de NOVENTA E CINCO POR CENTO (95%).

O Afonso foi acompanhado no ano lectivo 2008/2009 por uma educadora de intervenção precoce.
No Relatório Circunstanciado – Final do Ano Lectivo, de acordo com o artigo 13º do Decreto-lei 3/2008, APROVADO pelo Presidente do Conselho Pedagógico da escola de referência, Agrupamento de Escolas de ................, foram aprovadas as MEDIDAS A APLICAR NO PRÓXIMO ANO LECTIVO, uma vez mais de acordo com o Decreto-Lei 3/2008.

«…no mínimo 4 tempos por semana, por um docente de Educação Especial/Intervenção Precoce. Precisa de ter 1 adulto só para ele, para ajudar a interagir com os outros, a explorar as actividades, ajuda na higiene e alimentação.»

Assim, solicitei ao Conselho Pedagógico (presidente e vice-presidente do Conselho executivo), uma reunião com a educadora, para planeamento das actividades do Afonso.A 8 de Setembro, recebi uma resposta via e-mail do Exmº Senhor ..................– Director, onde me informava «… que neste momento, ainda não se encontra colocada nenhuma educadora na Intervenção Precoce.»

Enviei então para o Exmº Senhor ..................., coordenador da Equipa de Apoio às Escolas dos Concelhos de ......................, um mail onde para além da minha preocupação, pela a situação, lhe pedia para me informar quando seriam colocadas as educadoras.

Esperei por uma resposta, até hoje dia 16 de Setembro, uma vez que por despacho da Senhora Ministra, o ano lectivo deveria ter inicio entre 9 e 15 de Setembro, que infelizmente NÃO CHEGOU.

Obviamente, que esta é uma situação MUITO GRAVE, para crianças que necessitam de todo o apoio, para que possam ser integradas com sucesso e que as suas potencialidades sejam maximizadas de forma a adquirem a melhor autonomia possível.

Contudo, esta situação ganha contornos de escândalo, uma vez que no fim do ano lectivo 2008/2009, era do conhecimento do Conselho Pedagógico, da coordenação da Equipa de Apoio às escolas e consequentemente dos responsáveis, nesta área, do Ministério da Educação e da Vereação da Câmara Municipal da ........, que TODA A EQUIPA, composta por TRÊS educadoras, NÃO IRIA CONTINUAR A TRABALHAR, NESTE AGRUPAMENTO, o que foi transmitido aos pais e encarregados de educação.A minha indignação é enorme!

O meu filho e tantas outras crianças, continuam a ver o seu futuro hipotecado, por pessoas que deviam zelar pelos seus interesses, cabendo a nós, pais, a missão de LUTAR, continuamente, dia após dia, com imenso desgaste emocional, físico e financeiro, para fazer cumprir os DIREITOS que a Legislação lhes confere.

Melhores cumprimentos

Dina Oliveira Mota

O Babysitting Especial

«O projecto BE – Babysitting Especial surge na sequência do levantamento das necessidades específicas das famílias de crianças e/ou adolescentes, entre os 6 meses e os 14 anos, bem como na constatação da carência de recursos qualificados no âmbito dos serviços de babysitting clássico em Portugal.

Neste sentido, apostou-se na criação de um serviço de babysitting altamente qualificado e especializado, assente no trabalho de uma equipa interdisciplinar.

O projecto BE – Babysitting Especial aposta não só nos serviços de babysitting clássicos – aqui assegurados por Técnicos Superiores –, mas também em serviços de babysitting com intervenção pedagógico-terapêutica, permitindo a estas crianças e adolescentes o desenvolvimento das suas potencialidades, através do recurso à Psicomotricidade, à Intervenção Precoce, ao Treino de Competências Sociais, Treino de Comportamento Adaptativo, Re-educação Cognitiva e ao Apoio Psicológico.

É ainda intenção do projecto BE - Babysitting Especial que haja um entrecruzamento com a comunidade envolvente, pelo que se oferecem serviços de babysitting ao ar livre e planos individuais de apoio à família.

Como serviços complementares oferecemos ainda a possibilidade de realização de apoio escolar às crianças, bem como a prestação de cuidados médicos e de enfermagem ao domicílio.»

8 de setembro de 2009

De novo em LUTA...

Neste país só com muito ESFORÇO, muito DESGASTE físico e emocional, muita LUTA, se consegue obter o que é nosso por direito...

Na semana passada enviei um pedido de agendamento de uma reunião com a nova educadora de intervenção precoce que vai acompanhar o Afonsinho, neste ano lectivo, recebi hoje a resposta, super adequada, tendo em consideração que o inicio do ano lectivo está definido, por despacho da senhora ministra com inicio entre, 9 e 15 de Setembro.

«Vimos por este meio informar V. Exa. que neste momento, ainda não se encontra colocada nenhuma educadora na Intervenção Precoce.
Mais Informamos que logo que haja resposta a esta situação, entraremos em contacto com V. Exa.

Com os melhores cumprimentos.
O Director
D. N. A.»

Ok, lá vamos nós outra vez mas, será que para que o Afonsinho usufrua do ÚNICO apoio gratuito que o estado nos disponibiliza POR DIREITO, temos que estar constantemente a desgastar-nos, a enervar-nos, em reuniões, a enviar mails, em telefonemas?
Não basta, que TUDO, escola, terapias, produtos de apoio, TUDO, seja pago por nós?

Não basta, estarmos-nos constantemente a substituir ao estado?

Não basta???

Porque é que temos que PAGAR DUAS VEZES, por aquilo que temos direito?

Porque é que continuamos a descontar e quando o Afonsinho precisa de uma cadeira de posicionamento temos que pagar CINCO MIL EUROS se a queremos ter?

Este blogue (Anjo da Luz) foi iniciado para escrever de mim para mim, o que me ia na alma, o dia a dia do Afonsinho, como forma de terapia. Sei que muitas pessoas, muitas mães e muitos pais o lêem e que infelizmente, muitos, estarão como nós, na mesma situação sem educadora de intervenção precoce.

Assim, lanço um apelo para que nos possamos unir e junto da Comunicação Social e do parlamento, nos façamos ouvir, com uma voz FORTE.