20 de março de 2010

Divulgação de acções APPDA-Setúbal


A APPDA-Setúbal, Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo vem por este meio divulgar as seguintes acções:

Formação
"Sexualidade na Deficiência, com enfoque nas Perturbações do Espectro do Autismo"
Data: 10 de Abril de 2010
Horário: 15:00h - 18:00h
Local: Complexo Desportivo do Feijó, Alameda de Guerra Junqueiro, n.º 35 - 2810-074 Almada
Preço: Sócios da APPDA-Setúbal: 10.00 euros
Não sócios: 15.00 euros


Workshop
"A aprendizagem da matemática: o método kiel como resposta às dificuldades"
Data: 17 de Abril de 2010
Horário: 10:00h - 17:30h
Local: Av. Cova dos Vidros, lote 2367 R/C Quinta do Conde 2975-333 Sesimbra
Preço: Sócios da APPDA-Setúbal e Estudantes: 40.00 euros
Não sócios: 50.00 euros

Para informações mais detalhadas consulte os respectivos folhetos em anexo ou no nosso site em http://www.appda-setubal.com/

Inscreva-se já e esteja atento, pois brevemente iremos ter mais novidades!

APPDA - Setúbal, ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA PARA AS PERTURBAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO E AUTISMO
Avenida 5 de Outubro Edifício Bocage, 148 - 4º L - 2900-309 SETÚBAL
Telefone / Fax: 265501681 Telemóvel: 917640469 NIPC: 507289994
Site: http://www.appda-setubal.com/ Email: appda-setubal@sapo.pt, geral@appda-setubal.com
NIB: 003507740013867853088 da Caixa Geral de Depósitos

Professora brasileira cria vestido de noiva para mulheres com paralisia cerebral

por Nei Flávio Meirelles

Com modelagem diferente, a roupa adapta-se melhor ao corpo e é mais fácil de vestir do que os modelos tradicionais.

Para pessoas com paralisia cerebral, que têm dificuldades em controlar os movimentos, vestir roupa pode ser uma tarefa penosa. "Há mães que precisam cortar as roupas em diferentes sitios para vestir os seus filhos", diz Leny Pereira, professora de tecnologia em gestão de moda do Senai do Paraná - Brasil.

Pensando nisso, Leny desenvolveu roupas voltadas para pessoas com dificuldades em vestir roupas comuns. "Criei uma modelagem específica que pode minimizar o sofrimento de quem não têm o equilíbrio para vestir-se sozinho".

Uma das criações da professora é um vestido de noiva. O modelo tem duas peças: saia e blusa. A parte de cima abre-se na lateral e desdobra-se em várias partes para se adaptar a corpos com atrofias.

A ideia de explorar este nicho de mercado veio com a observação de pessoas com deficiência. O vestido de Leny foi um dos projectos inscritos na mostra "Inova Senai", que acontece durante a 6ª Olimpíada do Conhecimento, no Rio de Janeiro. Assim que fez a sua inscrição, a professora recebeu o patrocínio para financiar a sua pesquisa e comprar os tecidos. “Agora é partir para a industrialização”, afirmou a futura empresária.
fonte: ajudas.com

17 de março de 2010

Educação Especial - Apoios da Fundação Calouste Gulbenkian

Estão abertas as candidaturas da Fundação Calouste Gulbenkian para apoio à Educação Especial. São aceites apenas candidaturas on-line e estas podem ser apresentadas até 19 de Março de 2010.Este concurso visa abranger "actividades e acções destinadas a promover a educação, (...) no âmbito da intervenção precoce, reabilitação e integração escolar e social de crianças e jovens com necessidades educativas especiais contemplando, especialmente, as seguintes iniciativas:- Acções de formação para professores, educadores e outros profissionais ligados à educação;- Aquisição de equipamentos para melhoria da qualidade do atendimento e da aprendizagem do público-alvo;- Intervenções inovadoras promotoras de inclusão escolar e social. "Consulte o site da Fundação Gulbenkian e faça o download do regulamento, para mais informações.O valor máximo para os projectos é de 10.000€, pelo que há aqui margem de manobra para a aquisição de tecnologias de apoio e para a formação dos profissionais da área das Necessidades Educativas Especiais.Estamos ao dispor para analisar o projecto da sua instituição e apresentar as nossas soluções para esta área.
Consulte-nos para info@imagina.pt para mais informações.

4 de março de 2010

Ecran tactil

Quero pedir a vossa ajuda.

Pretendemos adquirir um Ecran Tactil para o Afonsinho.

Gostaríamos de saber, se os vossos filhos, usam este tipo de ecran, se sentiram que é benéfico para o seu desenvolvimento e onde o podemos adquirir.

Obrigada

3 de março de 2010

Partilha de Pais (em luta)


Olá amigos!

Andei anos a dizer e a escrever isso nos mais diversos locais e meios de comunicação social. O mesmo referi no que a associações e CAO -Centro de Actividades Ocupacionais- diz respeito, pois os vossos filhos passarão, com a idade do fim da escolaridade obrigatória, de "alunos do ensino regular", a deficientes num qualquer CAO do país. Isto se houver algum CAO com vaga!! E o que aconteceu? Algumas associações ditas de deficientes e outras de autismo, não gostaram... Pudera!! Eles estão lá para defender os seus interesses e não gostam que alguém diga as verdades. Até dizem que se não serve para si retire o seu filho; pois serve para outros... É esta a
mentalidade que temos instalada nos mais diversos sítios que deviam zelar pelos interesses dos nossos filhos. A propaganda é a sua arma. Eles ignoram os nossos filhos em muitas das situações que até estão contempladas na lei mas nunca foram postas em execução. Ou pura e simplesmente contornam as leis de forma a parecer e a não ser efectivamente.
Quero lembrar que os filhos crescem, as famílias envelhecem e cada vez é mais difícil encontrar apoios reais. Acontecem os divórcios. Acontecem as doenças e os pais entram em stress e em sofrimento... Até não poderem mais. Ou até morrerem sem saber quem ficará e como com os nossos filhos.
Isto de andarmos a criar pequenas associações, aqui e ali, para este ou aquele caso específico de deficiência é apenas um paleativo para alguns casos e não para a generalidade.
Ao fim de 20 anos de luta eu e a minha mulher conseguimos o DÍSTICO DE ESTACIONAMENTO para o nosso querido filho BRUNO que como sabem tem autismo clássico e uma incapacidade de 98%: multdificiência definitiva. Foi neste aspecto conseguido também a isenção de ISV e IVA para a compra de automóvel. (...) E olhem que está devidamente contemplada na LEI e não é favor ou conhecimento algum. Mas não foi fácil porque os próprios médicos desconhecem profundamente o autismo e o próprio decreto de aquisição de viatura pelo
deficiente.
Vale a pena lutar. Eu continuo e sinto melhoras profundas mas não suficientes onde anda o meu filho. Continuemos!!

Beijos e abraços
MR

*****************

Isto é uma vergonha!
Os nossos filhos, com necessidades especiais (sem qualquer excepção), têm o direito de terem aulas, tal como as outras crianças e jovens, por professores devidamente habilitados para lidarem com as suas respectivas problemáticas. Não devem de ser professores de inglês ou outra disciplina qualquer (como existem no terreno), a dar apoios educativos a quem tem necessidades especiais. Deveriam ser professores deveras habilitados para lidar com crianças e jovens com NEE. Já para não falar, no pouquíssimo tempo que estas crianças e jovens têm de apoios escolares semanais, cerca de 2 horas por semana (pelo Ministério da Educação). É muito pouco, quase nada!

Deputados, Ministros, Secretários de Estado, etc, *lembrem-se que estas crianças e jovens, também fazem parte do presente, e do futuro de Portugal. Eles são parte integrante da nossa sociedade, não se esqueçam!
*Mas estão constantemente a ser esquecidos.
Não há investimentos nesta franja da população.
São postos de parte e até grande parte deles, poderiam perfeitamente contribuir para o crescimento de Portugal, se lhes dessem uma oportunidade de trabalho.
Os seus muitos potenciais não são valorizados. Sim, muitas destas pessoas, têm verdadeiros potenciais, mais do que muitas pessoas típicas!

Temos que fazer qualquer coisa pelos nossos filhos e não só.
Temos que mostrar o nosso descontentamento quanto à falta de apoios para estas pessoas.
Temos que fazer levantamentos de necessidades, para mostrarmos as reais necessidades, a estes senhores governantes que nada sabem sobre necessidades especiais, pois não vivem neste nosso mundo, não passam pelo que nós passamos.
Temos que os acordar e mostrar-lhes que não é só na ecónomia que devemos de acompanhar os países da CE.
Também os deviamos de acompanhar, no que diz respeito à parte dos direitos a prestar às pessoas deficientes, incapacitadas, etc.

Bem muito mais havia para dizer!
Pensem nisto tudo.

O PAIS-EM-REDE, Movimento Civico Nacional, com a vossa ajuda (pais com filhos diferentes e cidadãos solidários) vai mostrar a estes senhores governantes o que é preciso, na deficiência em Portugal.

Isabel Barbosa, mãe de uma menina com autismo.

*

Inquérito

Pediram-me para divulgar este inquérito, com alguma urgência, pois, o prazo acaba no próximo dia 4.
Aqui deixo o mail, com o site a quem quiser colaborar, eu já colaborei.
Desde já um muito obrigada.

P.S.: O link abaixo direcciona para uma Instituição e o inquérito encontra-se logo na caixa das páginas. Alguma dúvida...disponham.

"Caros Amigos, Através do concurso, "Realiza o Teu Sonho", promovido pela Associação Acredita Portugal, tenho vindo a elaborar um projecto que visa a criação de uma Associação: Que "lute" pela dignificação da Pessoa com necessidades especiais (vulgo: deficiênte).
Que se empenhe na defesa da manutenção das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) que se dedicam ao ensino e acolhimento de tantas crianças e jovens, com necessidades especiais, que quer por falta de apoios quer por via da Lei da Inclusão, no ensino Regular até 2013, das crianças e jovens com necessidades especiais, vêm assim o seu futuro comprometido.
Foi-me proposto a elaboração de um Inquérito (dentro da comunidade das Pessoas com necesidades especiais) com vista a aferir se esta Associação pode ou não ter futuro/sucesso.
Assim, peço desde já a vossa colaboração no preenchimento do Inquérito que segue em anexo, bem como a sua divulgação de modo a termos um grande nº de respostas.
Bem hajam e muito obrigado pela vossa colaboração"

2 de março de 2010

Sala Ponto de Encontro: Formação Psicotemaweb

A Psicotemaweb é uma plataforma de e-learning que realiza formação contínua a psicólogos e docentes, particularmente de Educação Especial.

Irá disponibilizar na modalidade de e-Learning, a partir de dia 23 de Março de 2010, duas acções de formação destinadas a psicólogos e docentes de educação especial:

- “Avaliação por Referência à CIF”, ministrada pela Dr.ª Filipa Lourenço, em 8 sessões (90 Euros)

- “Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção – Avaliação e Intervenção”, ministrada pela Drª. Alzira Fernandes, em 6 sessões (60 Euros).

Em breve ficará disponível, formação em:

- Orientação Escolar e Profissional, leccionada pela Drª. Cristina Martins.

- Necessidades Educativas Especiais, leccionada pela Drª. Filipa Lourenço.

As inscrições são feitas on line através do site:
http://www.psicotemaweb.com/
ou para o mail:
psicotemaweb@gmail.com