30 de abril de 2012

Workshop

Vai realizar-se um Workshop "Promoção das Competências Psicomotoras, Emocionais e Académicas - dos 0 - 10 anos", a realizar dia 26 de Maio, no Auditórioda Biblioteca Municipal de Oeiras.
 
Destina-se a profissionais da saúde, da educação, aos pais e a todos os interessados.

O workshop é gratuito e conta com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, com organização do Centro de Desenvolvimento Infantil Diferenças - Oeiras.

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=gmail&attid=0.1&thid=13702d0916ce8a09&mt=application/pdf&url=https://mail.google.com/mail/?ui%3D2%26ik%3D6895a21330%26view%3Datt%26th%3D13702d0916ce8a09%26attid%3D0.1%26disp%3Dsafe%26zw&sig=AHIEtbT6IUbL7d6x8IQ-J2irCoSPD2S1Zg

28 de abril de 2012

No Facebook

Olá, olá

Eu sou mãe do Afonso e tenho, há cerca de 4 anos, um blogue onde conto o nosso dia a dia .
Sigo com muito interesse vários blogues mas tanto eu, como outras mães, estamos cada vez mais no FB. Então lembrei-me que podíamos levar os nossos blogues, as publicações recentes e as mais antigas, para o FB e criei o grupo "Partilha entre Mães".
"A ideia e o nome do grupo, foram retirados do blogue criado pela Mãe Sisa «Partilha entre Mães» e pretende trazer os blogues de crianças especiais para o facebook bem como informações úteis para o seu desenvolvimento, reabilitação e inclusão.
Mantém o mesmo objectivo do blogue «Um espaço de partilha entre mães, pais, familiares e amigos de pessoas especiais, como os nossos filhos... Um espaço que se espera útil, para quem o lê»

Sejam bem vindos!"
Todas juntos podemos fazer a DIFERENÇA.

Para aderir ao grupo envie o seu contato no Facebook para caminhacaminhando@gmail.com

26 de abril de 2012

Equitação terapêutica em Mafra

NETA - Núcleo Equitação Terapêutica da Apercim

Promover um serviço terapêutico especializado no âmbito da Equitação com Fins Terapêuticos, nas 3 valências: Hipoterapia, Equitação Terapêutica e Equitação Adaptada

Por Patricia Ferreira no grupo Multi-deficiências no Facebook

25 de abril de 2012

Tecla Infinita

A Tecla Infinita está a desenvolver vários jogos, em parceria com técnicos especializados, nomeadamente em terapia da fala, dirigidos a todas as crianças em idade pré-escolar e escolar, bem como a crianças disléxicas e com necessidades educativas especiais.

Por Patricia Ferreira no grupo Multi-deficiências no Facebook

20 de abril de 2012

Lançamento do livro "O dom do Dinis"

Dia 30 de Abril pelas 18h00 na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés em Lisboa...




Pesquisas têm resultados promissores sobre paralisia cerebral

 

«O anúncio de uma descoberta médica mostra os resultados muito promissores de pesquisas realizadas em universidades americanas sobre a paralisia cerebral.
 
A paralisia cerebral em bebês é provocada muitas vezes pela falta de oxigenação no cérebro durante a gestação ou o parto. Dependendo da área atingida, ela pode comprometer a coordenação motora, a fala, a visão e a audição.

É comum as áreas afetadas pelas lesões inflamarem, o que piora ainda mais o quadro. Foi esse processo de inflamação que os médicos de universidades americanas conseguiram reverter usando uma nova técnica: a nanotecnologia, área da ciência que estuda a matéria em uma escala equivalente a menos de um milésimo da espessura de um fio de cabelo.
Os cientistas injetaram em coelhos recém-nascidos moléculas chamadas dendrímeros. Elas funcionam como veículos capazes de atravessar as barreiras do cérebro e levar o remédio às células afetadas pela inflamação.
Em cinco dias houve uma melhora grande na locomoção e também na força muscular dos animais com paralisia cerebral. Os cientistas agora querem ver se esses resultados positivos nos recém-nascidos vão permanecer na idade adulta.
O Jornal Nacional conversou pela internet com dois dos médicos responsáveis pelo estudo. A doutora Sujatha Kannan é pesquisadora da Universidade Johns Hopkins, referência nos Estados Unidos na área de medicina. Segundo ela, quanto mais cedo for feita a intervenção, melhor o resultado.
“Assim, o desenvolvimento do cérebro é menos afetado pela inflamação, preservando a maioria das funções”, diz ela.
Segundo o doutor Rangara-manujam Kannan, que também é pesquisador da universidade, ainda não é possível prever quando essa técnica poderá ser aplicada em humanos. Mas o objetivo, diz ele, é usar esse novo método da maneira mais segura e rápida possível.»

Retirado do Grupo Paralisia Cerebral e Amigos no Facebook que cita:

19 de abril de 2012

Audição Parlamentar sobre Educação Especial

 
Comissão de Educação, Ciência e Cultura

Exmo. (a) Senhor(a)

A Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura vai realizar uma Audição Parlamentar sobre Educação Especial, no dia 09 de maio de 2012, das 09h30 às 13h00, na Sala do Senado da Assembleia da República.

Com esta iniciativa, a Comissão pretende ouvir as entidades mais diretamente envolvidas nesta área e recolher contributos, que serão integrados num relatório que está a ser preparado pelo Grupo de Trabalho de Educação Especial, coordenado pela Senhora Deputada Margarida Almeida. Este relatório pretende apresentar recomendações concretas, no sentido de colmatar eventuais deficiências na legislação aprovada em 2008.

Neste sentido,vimos convidar V. Exa. a participar na audição (convite e programa em anexo), podendo efetuar a suainscrição, até 04 de maio, em:


Na expectativa de que possa dispor do tempo necessário para aceitar o nosso convite, apresento os meus melhores cumprimentos,


O Presidente da Comissão,
(José Ribeiro e Castro)

Go Talk Now

São sem qualquer dúvida reconhecidas as vantagens desta nova plataforma "inclusiva" criada pela Apple. Para além do acesso direto por toque no ecrã, " touch screen" este equipamento foi de facto concebido a pensar na acessibilidade para tod...os e para isso bastará perder algum tempo no menu de acessibilidades.

Dimensões: 241,2 x 185,7 x 9,4 mm, peso de 662 g, autonomia até 10 horas, equipado com Wi-Fi e 4G (3º geração) tornam este equipamento numa maravilha tecnológica.* (* dados do fabricante)

Fabricantes como a Attainment Company, acompanharam esta evolução criando o revolucionário Go Talk Now. É um software que permite construir com enorme simplicidade grelhas para comunicação aumentativa, dispõe de uma biblioteca de símbolos, voz sintética em português e utiliza os recursos do próprio equipamento iPad (fotografia); pode inclusive criar as grelhas com imagens reais ou mesmo gravar as mensagens com a sua voz ou sons.

Claro que o software permite o acesso por switch e varrimento. Utiliza o Bluetooth a interligação do iPad ao(s) switch(s) é muito fácil. Consulte-nos, peça uma demonstração!
 
 

Terapia Cubana

O terapeuta cubano Humberto Humbe, vai estar em Lisboa, todos os fins de semana, durante o mês de Maio.
Caso estejam interessados em fazer avaliação e sessões de terapia com ele, podem contatá-lo através do FB ou do 963 333 877.
As sessões são realizadas na Damaia - Amadora.

Existe também a possibilidade de fazer fisioterapia - método Bobath e Osteopatia sacro-craniana no domicilio, dando continuidade ao trabalho desenvolvido no fim de semana, abrangendo assim vários métodos que se complementam.

Renovação de atestado médico de incapacidade multiuso passa a ser gratuita

"A renovação de atestado médico de incapacidade multiuso, necessária para isenção de pagamento de taxa moderadora, passa a ser gratuita, de acordo com um diploma hoje aprovado em conselho de ministros.
O diploma isenta do pagamento de nova taxa "o ato de renovação de atestado médico de incapacidade multiuso, nas situações de incapacidade permanente, não reversível mediante intervenção médica ou cirúrgica".
O valor a cobrar pela renovação do atestado nas situações em que essa incapacidade não é permanente e irreversível passa de 50 para cinco euros, segundo o mesmo diploma.

Um atestado médico de incapacidade multiuso comprova que a pessoa tem uma incapacidade (física ou outra) igual ou superior a 60 por cento, que lhe permite ter isenção de taxas moderadoras."

Lusa 05 Abr, 2012, 15:38

14 de abril de 2012

Newsletter | Sistema de Transferência para Hipoterapia


...........................
Pinça
Ref. AA8043

PROMOÇÃO
10 euros
Tamanho: 810mm
Peso: 227g

Esta leve pinça de alumínio, foi desenhada para pessoas com mobilidade e alcance limitado.
A zona de agarrar os objetos é revestida por uma superfície anti deslizante para manter os objetos presos.

O modelo incluí uma ponta magnética, um gancho para a atividade de vestir, uma zona anti deslizante e um dispositivo que permite ser ligado a uma bengala ou andarilho.
Para encomendar ou mais informações:
...........................
Carrot 3


O CARROT 3 oferece um suporte lateral para crianças com reduzido controlo muscular.

Durante o crescimento do utilizador, a profundidade e a altura do CARROT 3 podem ser aumentados.
Saibas mais em:

Se desejar obter mais informações sobre o CARROT 3 contacte-nos:
ou
217 110 170
.........................
Necessidades Complexas de Comunicação

A ANDITEC disponibiliza apoio especializado por Terapeuta da Fala
a utentes com Necessidades Complexas de Comunicação (NCC)
que necessitem de utilizar Tecnologias de Apoio à Comunicação.

Para informação detalhada contactar:
Sistemas de Transferências Anditec / Handimove
Para uma vida Independente
A Anditec concebeu um pacote de produtos de transferência em contexto de Hipoterapia .
Trata-se de um motor com movimento de translação e elevação, com sistema Body Support, instalado numa calha, que se move, ela também, num raio de 180º.
Esta forma de instalação potencia o aproveitamento de espaços, permitindo o uso do sistema em espaços muito exíguos.
O objetivo da solução é colocar o utente em cima do cavalo de forma rápida e segura, sem necessidade da intervenção de mais que uma pessoa.
Para ver o vídeo carregue no ícone:
Para aferir, sem compromisso, a sua boa funcionalidade nos centros de Hipoterapia a Anditec disponibiliza o sistema durante 30 dias. Esta instalação não tem custos para o centro e é realizada de forma menos intrusiva possível.
A todos os interessados aguardamos contacto para:
João Nunes
Telm: 917635852
Workshops
Gratuito!
Pretende-se com estes workshops dotar os formandos com noções gerais sobre as Tecnologias de Apoio à Comunicação (hardware e software) e sua utilização com utilizadores reais, com ênfase nos portadores de disfunções neuromotoras graves (ex. paralisia cerebral, sequelas de TCE, doenças neurológicas progressivas, etc.)
Próximas datas:
  • CRTIC Caldas da Rainha - 17 de Abril das 17h às 19h
  • CRTIC LOURES - 2 de Maio das 15:30 ás 18h
  • CRTIC Amadora - 9 de Maio das 16:30h às 19:30h
  • CRTIC Beja - 16 de Maio das 14:00h às 16:30h
  • CRTIC Faro - 23 de Maio das 15h às 17:30h
  • CRTIC Seixal - 24 de Maio das 15h às 17h
  • CRTIC Portalegre - 30 de Maio das 16:0h às 18:30h
  • CRTIC Porto - 4 de Julho das 10h às 12:30h
  • CRTIC Chaves - 12 de Julho das 15h às 17:30h
Formadores:
Sara Rodrigues - Eng.ª Biomédica/Reabilitação
Mariana Monteiro -Terapeuta da Fala

Saiba mais informações em:

I Encontro sobre Cuidados Paliativos - 24 e 25 de Maio
Simpósio: Terapia da Fala numa Unidade de Cuidados Paliativos - 26 de Maio
ANDITEC, Tecnologias de Reabilitação
Alameda Roentgen, 9C 1600 – 757 Lisboa Portugal
Tel: (+351) 217 110 170 Fax: (+351) 217 110 179
Consulte mais informações em: http://t.ymlp241.net/yhaxambbwatayqapauqwy/click.php ou consulte-nos através do info@anditec.pt

Lançamento "O Dom do Dinis "

É com orgulho que temos a honra de formalizar o convite para o Lançamento do Livro que conta a vida do nosso pequeno grande Guerreiro.

"O Dom do Dinis" tem lançamento agendado para dia 30 de Abril pelas 18h00 na sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés em Lisboa e a vossa presença é fundamental.

Sem vós este caminho não teria sido percorrido da mesma forma, a força e a vossa determinação foram ingredientes cruciais a juntar à coragem e luta do nosso bravo, como tal, sem vós, esta história não teria o mesmo desfecho, presentemente feliz.

É com enorme satisfação que vemos este dia chegar e que temos a honra de vos poder convidar e contar certamente com a presença de todos vós.

Com um forte abraço de eterno agradecimento,

Dinis Rosa e sua família.

www.o-dom-do-dinis.com

www.dinis.webnode.com

http://www.alphabetum.pt/index.php?go=detalhelivro&livro=24