28 de setembro de 2011

A história do Ricardo Azevedo

Olá sou mãe de um menino especial, o Ricardo.
 O Ricardo é um menino que quando nasceu era uma criança normal, apenas tinha um choro fraco.
 Por volta dos 3 meses começou a ter um impulso com os braços como se fosse apanhar uma bola, isto acontecia em poucos segundos. Falei com o pediatra mas este não deu muita importância.
 Os dias foram passando e os impulsos continuaram cada vez mais a aumentar, comecei a reparar que o Ricardo não tinha a força muscular normal, não segurava a cabeça e o tronco. Comecei a ficar preocupada porque o pediatra não dava muita importância aos impulsos e dizia que o Ricardo tinha falta de cálcio e que ia fazer tudo mais tarde, mas eu não fiquei convencida e o menino já tinha 1 ano de idade.
  Uma médica aconselhou-me a ir a um neurologista e assim fiz. O diagnóstico foi assustador, a médica desconfiou que fosse epilepsia e talvez algo mais grave. O Ricardo fez exames genéticos, um taque e um electroencefalograma e tudo se confirmou; era epilepsia, tinha células mortas no cérebro e os exames genéticos normais.  
 Começou a tomar medicamentos para os ataques mas cada vez mais ele ficava pior. Com 2 anos continuava a não segurar a cabeça e o tronco, não reagia a nada, parecia uma criança de 1 mês. Em conversas com algumas pessoas falaram-me de um médico espanhol. Fomos até lá, nisto o Ricardo já tinha 3 anos, e o médico confirmou que tinha epilepsia só que era muito forte para a idade que tinha o que fazia com que ele diminuísse em aspectos de desenvolvimento cognitivo. Ou os ataques paravam ou o Ricardo quando tivesse 20 anos de idades tinha apenas 8 anos a nível de «cabeça».
 O médico não prometeu nada porque era muito complicado o estado do Ricardo, mas o que é certo é que com os medicamentos que o Ricardo foi tomando, os ataques eléctricos pararam, o que fez com que o Ricardo se tornasse uma criança cada vez melhor.

Hoje com 5 anos de idade, o Ricardo não tem ataques, anda no infantário á 3 anos, já come sozinho, anda, sobe escadas e já fala algumas palavras mas compreende muito o que lhe estamos a dizer. Neste momento ele está numa grande aventura, a largar as fraldas. Tenho 2 filhas (11 e 16 anos) e um marido que me ajuda muito.

O Ricardo anda em muitas terapias para melhorar o seu desenvolvimento mas o que preocupa muito é a entrada para a escola porque não é um menino normal mas sim especial.

Sou a mãe Conceição que cada dia se surpreende mais com o Ricardo que é um menino sempre alegre e bem-disposto. Gostava de partilhar com outras mães que estejam a passar pelo mesmo que eu no blogue do meu filho: http://www.espasodoricardo.blogspot.com/