13 de dezembro de 2011

Curso promovido pela ARCIL Lousã

A Arcil (www.arcil.org) é uma instituição que valoriza e apoia pessoas portadoras de deficências várias e tem imensos técnicos de várias áreas a trabalhar. Neste momento, tem em mãos a promoção de alguns cursos e achei interessante o programa de alguns. Fica a informação para quem estiver interessado ou conhecer pessoas interessadas.


A ARCIL, Instituição Privada de Solidariedade Social, organiza e promove o workshop "Baixa Visão, Movimento e Comunicação: Uma abordagem educativa integrada para pessoas com Multideficiência" e conta com a presença dos formadores Dennis Lolli (instrutor e orientador de mobilidade certificado da Perkins School for the Blind, nos Estados Unidos da América, e coordenador internacional na Europa de Leste e Ásia) e Isabel Amaral (Professora Coordenadora do Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Saúde - Coordenadora da Área de Ciências da Linguagem e do Curso de Terapia da Fala).
O curso realizar-se-à nos dias 16, 17 e 18 de janeiro de 2012, no Museu Etnográfico Louzã Henriques, na Lousã.
Pessoas com Multideficiência e com Deficiência Visual (MDVI) não possuem as mesmas oportunidades de interagir com pessoas e actividades, nos diversos contextos, quando comparadas com pessoas sem dificuldades sensoriais e motoras. Por vezes, o mundo apresenta-se algo limitado e fragmentado para estas pessoas, tendo um impacto significativo no seu desenvolvimento e aprendizagens.
Este curso visa preparar professores, terapeutas e outros profissionais para intervir com crianças e adultos com Multideficiência, tendo por base uma intervenção centrada em actividades da vida diária e desenvolver uma intervenção integrada e especializada nas áreas da visão, comunicação e movimento. A importância das perdas visuais neste processo, especialmente a visão, será igualmente discutida.
O workshop incluirá apresentações orais, simulações, visionamento de vídeos e discussões com o objectivo de fundamentar a análise das necessidades educativas de pessoas com MDVI.
No terceiro dia da formação, os participantes irão desenvolver um plano de intervenção para pessoas com Multideficiência e Deficiência Visual.
Irá, ainda, ser apresentado um estudo de caso pela equipa técnica da ARCIL.
As inscrições estão limitadas a 40 participantes.
Para mais informações, por favor, consulte www.arcilforma.com ou contacte a ARCIL através do mail cursobaixavisao@gmail.com
Para que esta inovadora formação tenha lugar à sua concretização, contamos com o apoio de todos. Por favor, divulgue junto da sua lista de contactos ou interessados. Juntos chegaremos mais longe.