3 de abril de 2009

Síndrome de Aperger

A Síndrome ou transtorno de Asperger é uma síndrome do espectro autista que se diferencia do autismo clássico por não comportar nenhum atraso global no desenvolvimento cognitivo ou na linguagem do sujeito. A Síndrome de Asperger é, então, definida como uma perturbação do desenvolvimento que se manifesta por alterações na interacção social, na comunicação e no comportamento, estando classificada num subgrupo do espectro de autismo, com critérios de diagnóstico específicos.
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Em Portugal, estima-se que o numero de crianças afectadas ronde os 40 mil, verificando-se uma maior prevalência no sexo masculino - cerca de 5 rapazes para 1 rapariga.
Embora seja sempre fundamental um diagnóstico médico efectuado por um especialista, existem alguns sinais de alerta que pais, educadores e professores devem conhecer:
  • atraso na linguagem ou linguagem e/ou comunicação pobres, apresentando, muitas vezes ecolálias

  • dificuldades ao nível do pensamento abstracto
  • dificuldades de relacionamento social; interacção pobre entre pares
  • comportamento social e emocional desajustado
  • dificuldade em entender e expressar emoções
  • jogo simbólico e actividade imaginativa pobres ou ausentes
  • obsessão por determinados temas ou assuntos
  • comportamentos repetitivos e ritualistas
  • dificuldade de adaptação à mudança ou alteração de rotinas
  • atraso no desenvolvimento motor (motricidade fina e motricidade grossa)
  • hipersensibilidade sensorial (roídos, cheiros, sabores, luzes...)
  • baixo nível de tolerância à frustração

Embora as crianças portadoras de Asperger devam ser acompanhadas por técnicos especializados, indicamos algumas estratégias de intervenção/actuação que pais e professores podem aplicar no dia-a-dia:

  • manter contacto visual com a criança
  • dar ordens simples, claras e precisas, certificando-se de que a crianças as entendeu bem
  • elogiar e valorizar os esforços
  • não castigar; propor comportamentos alternativos
  • organizar o ambiente de forma adequada, evitando estímulos que possam distrair e/ou perturbar
  • preparar a criança para todas as mudanças de ambiente e/ou rotinas

Em Portugal, desde Novembro de 2003 que existe a APSA - Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger, que tem como missão informar e implementar acções de divulgação e sensibilização relacionadas com a Síndrome de Asperger, tendo como fim último a melhor integração possível destes indivíduos.


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