27 de agosto de 2009

Continuando a partilha...

A leitura, é também para nós, um dos maiores estímulos usados no trabalho/prazer com o Afonsinho.

No nosso caso, tendo em consideração as necessidades do Afonsinho, a prioridade vai para a promoção de sensações, toque, som, promovendo a associação de palavras, objectos e sons para uma melhor aprendizagem.

Assim usamos muito livros tácteis, ou seja, livros em que a história para além de contada, também é tocada e histórias cantadas, recorrendo a livros com som.












Livro das Edições Convite à Musica, texto de Sharon Strefer e ilustrações de Melanie Mitchell

Utilizamos os Magic Blocks (da Chicco) e vamos contando a história, ouvindo o som do animal, mostrando o bloco com o animal.

A nossa procura é normalmente, efectuada, numa grande superfície (Continente) onde os preços são ligeiramente mais acessíveis e na Fnac.

Recentemente descobri que podia colocar o valor dos livros no IRS, dado o grau de incapacidade motora atribuído ao Afonsinho, assim, peço sempre a factura no acto da compra.

1 comentário:

Grilinha disse...

Cada idade com a sua etapa. Nessa é fundamental o que descreves, sem dúvida. Quanto mais sentidos envolveres na exploração dos conceitos (visual, olfactivo, auditivo, paladar e táctil), melhor se fixa e entende o conceito. Eu fazia o mesmo.
Agora ele já não tem tanta pachorra para essa panóplia de sensações. Ouve a história e pronto. Evolução, creio...

No outro dia a directora da escola disse-me: se imaginassem quantas aquisições de conceitos estão por detrás das leituras das histórias (acho que se refere às tradicionais) de onde se retira muita moral. E acredito que seja assim. Muitas vezes uso em nosso beneficio, observando os seus pontos fracos (insegurança, egoísmo...) e escolho as que melhor se adequam à sua personalidade.
Mais tarde ainda fundamos um clubinho de troca de histórias !!!
Obrigado por esta partilha.

Bjs