24 de maio de 2011

Prémio “Ser Capaz – Investigação e Tecnologia 2011”



Consciente da importância da investigação para a qualidade do seu projecto e para o desenvolvimento global do país a Associação Salvador, pretende estimular a investigação no domínio da reabilitação psicomotora, através da atribuição do Prémio “Ser Capaz – Investigação e Tecnologia”.

A atribuição deste prémio é anual e prevê o financiamento de projectos que contribuam para o desenvolvimento de produtos, instrumentos, tecnologias, metodologias, equipamentos ou sistemas técnicos que previnam, compensem, atenuem ou neutralizem a incapacidade de uma pessoa portadora de deficiência motora.

No prémio está contemplada a criação de materiais, equipamentos, tecnologias, metodologias e sistemas que servem para compensar a deficiência ou atenuar-lhe as consequências, impedir o agravamento da situação clínica da pessoa e permitir o exercício das actividades quotidianas e a participação na sua vida escolar, profissional, cultural e social.

O prémio é constituído por uma componente pecuniária no valor líquido de 10.000 euros, a ser atribuído a um único projecto vencedor ou a ser distribuído por mais do que um projecto caso o júri considere que tal se justifica tendo em conta a qualidade das candidaturas apresentadas. Neste último caso, cabe igualmente ao júri estabelecer a divisão do montante referido em cima pelos vários premiados que tenham seleccionados.


Prazo de análise das candidaturas
O processo de análise das candidaturas decorrerá no período entre 20 de Outubro 2011 e 21 de Novembro de 2011.

Divulgação do resultado
A decisão final será comunicada aos candidatos por carta registada com aviso de recepção, a ser expedida para o endereço apresentado na ficha de candidatura , na semana de 21 de Novembro 2011, sendo ainda a informação publicada no website da Associação Salvador e noutros suportes que se considerem adequados para o efeito.
O prémio será entregue em cerimónia pública, a decorrer em data a informar nos meses de Novembro ou Dezembro 2011.

Caso tenha alguma dúvida, por favor, não hesite em contactar pelo 21 213 184 851 ou através de info@associacaosalvador.com






Mais informações no site da Associação Salvador

11 de maio de 2011

BICA 121 - Maio 2011




Logotipo Cnotinfor


Se não conseguir visualizar correctamente esta newsletter, por favor clique aqui



BICA 121 – Maio 2011




Tecnologia e Inclusão na Madeira, com o apoio da SREC

Meninos a ler

A Cnotinfor, em parceria com a PROINOV, vai dinamizar, na semana de 14 a 21 de maio, uma série de iniciativas com o apoio da Secretaria Regional de Educação e Cultura.










Curso de Formação "Tecnologias de Apoio para NEE", em Guimarães

Comunicar com símbolos

O Centro de Formação Cnoti, em parceria com a Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães (APCG), vai dinamizar mais um Curso de "Tecnologias de Apoio para Necessidades Educativas Especiais", no próximo mês de maio de 2011, entre os dias 17 e 18, das 09:00h às 18:00h.










Atividades do Centro de Formação Cnoti, em maio de 2011

workshops e seminários

Neste mês de maio o Centro de Formação Cnoti tem agendadas várias atividades: Seminários, workshops e cursos presenciais e à distância.
Estas atividades terão lugar no Continente, Região Autónoma da Madeira e Brasil.










Aplicações do Já Está 2 na Mac App Store

Já Está 2

A Imagina tem mais 2 aplicações na Mac App Store, a loja web de aplicações para computadores Macintosh.
Ficam assim disponíveis na Mac App Store as 4 aplicações do software Já Está 2: Desenhar, Escrever, Gráficos e Contar. Estão disponíveis em Português e em inglês.










Critical Links e CNOTINFOR levam soluções de aprendizagem integradas às escolas da lusofonia

Logotipo Critical Links

A Critical Links, empresa pioneira no fornecimento de soluções inovadoras de infra-estruturas de TIC para a School 2.0 – a próxima geração de Escolas, anunciou uma parceria com a CNOTINFOR (Centro de Novas Tecnologias da Informação, Lda) para levar até às escolas que usam a plataforma Education Appliance da Critical Links, as melhores soluções integradas de aprendizagem.










Critical Links and CNOTINFOR Bring Integrated Learning Solutions to Portuguese Language Schools

critical links

FAIRFIELD, NJ, April 20th 2011 – Critical Links, a pioneer in delivering Information & Communications Technology (ICT) infrastructure solutions for School 2.0 – the next-generation of schools, announced today that it is partnering with CNOTIFOR (Centro de Novas Tecnologias da Informação, Lda) to bring integrated learning solutions to Portuguese-language schools using the Critical Links Education Appliance platforms.









Recebeu esta mensagem porque subscreveu a BICA - Newsletter.


10 de maio de 2011

Testemunho de Mãe (Sérgia, mãe de Nathália)








Repasso, para todos vocês, e em especial, para todas as mamães!
(Sérgia, minha princesa querida, obrigada!!! Edna Coimbra)

Dia das mães

Eu já era mãe quando a Nathália nasceu, e já há dezoito anos vivo esta emoção com ela.
Penso que todo dia é dia das mães, mas guardo na memória pelo menos dois "Dia das Mães", em especial.
No início de 1997 a Nathália já vivia as alterações, quase imperceptíveis, do autismo e eu não sabia, lembro que naquela época ela brincava horas com as suas mãozinhas gorduchas e eu achava lindo...
Neste ano no colégio dela fizeram uma homenagem para as mães, e lá fui eu pra ser homenageada.
Da homenagem a Nathália pouco participou, mas tão logo a professora largou o microfone ela dele se apoderou e disse em alto e bom som, por várias vezes:
-Mamãe eu te amo... Eu te amo... Te amo... Amooooooo...
Quando então a professora tirou dela o microfone, lembro que ela ficou com o olhar preso nas suas mãozinhas... E eu fiquei ali, olhando pra ela, com o coração suspenso e totalmente descompensado e sem saber por quê!
Passei muitos anos sem ouvi-la se tratar de "Eu", ela passou a se tratar de "A Nathália".
Depois de muito tempo eu entendi que a minha filha se despediu de mim, solenemente, me fazendo uma declaração de amor.
Logo em seguida vieram de modo acentuado, todas as perdas, principalmente na área da linguagem, que por fim ficou reduzida a sete palavras: a-Nathália-quer-água-xixí-cocô-isto.
Foram anos muito difíceis, nos quais eu busquei a minha filha incansavelmente, e é claro que os progressos vieram, muito lentamente, e eu passei, a saber, contra quem lutar... O autismo.
O autismo devastou a minha vida, levou a minha filha embora, e me deixou com esta busca desesperada, passei noites e noites acordada pesquisando, estudando, elaborando estratégias pra recuperar o que tinha sido perdido e ir além, e tão logo o dia amanhecia colocava em prática a nova idéia, o novo palpite, tudo o que eu acreditava que daria certo.
Os dias foram ficando tão longos...
A Nathália evoluía e retrocedia e lá adiante evoluía novamente... Assim passaram-se meses... Anos...
Todo dia era dia de filha, nem lembro se teve algum dia das mães, minha cabeça fervilhava de idéias e tormentos, a minha busca era o meu guia...
Com o passar do tempo vi que ela mais evoluía que retrocedia e fui acalmando o coração, recuperamos a linguagem, a idade motora já correspondia a sua idade real, ela estava por fim desabrochando... Evoluindo muito lentamente, mas evoluindo sempre.
Nestes anos "O Dia das Mães" foram todos iguais: Eu me aprontava, ia ao colégio e ela não participava, fosse a homenagem que fosse.
Já em 2004, o colégio em que ela estudava resolveu fazer ma homenagem pro Dia das Mães em que os alunos cantariam a música "Nossa Canção" do Roberto Carlos.
Não deu outra a Nathália resolveu, de última hora, não participar, e enquanto todas as mães foram se reunir no pátio do colégio, eu fiquei sozinha no corredor, em frente à sala de aula, onde ela havia se homiziado.
Mas quando os colegas começaram a cantar, ela saiu da sala de aula, encostou a testa no meu queixo, me abraçou e cantou baixinho, só pra mim, todos os versos da música, enquanto lágrimas quentes molhavam-me o rosto...
Fiquei muito, muito emocionada!...
Deixei-me abraçar e me abracei naquele abraço... Chorei!...
Chorei convulsivamente, pois me lembrei que com palavras de amor, a "outra Nathália", de mim havia se despedido, e naquele momento, já em franca recuperação, ela me presenteava, no "Dia das Mães", com mais uma declaração do seu amor, que fazia valer a pena tudo o que havia sido vivido e sofrido pra tê-la comigo de volta... Mesmo que em outra condição...
Hoje o autismo da Nathália é só um detalhe da pessoa linda que ela é, e por mais que ele insista em nos fazer sofrer, já conseguimos passar por cima dele, sem maiores tragédias.
Por todos esses anos eu aprendi a compartimentar dores e desilusões, e com isso cada vez mais, eu sofro menos.
Aprendi a treinar o meu olhar pra buscar, na minha filha, todo e qualquer traço de felicidade e me satisfaço, afinal pra fazê-la feliz é preciso tão pouco...
E no fim é só isso que eu quero...
Ver a Nathália Feliz!...
E esta certeza da sua felicidade me garante ter, todos os anos, um feliz Dia das Mães...

Belém, 23 abril de 2011.

Sérgia Cal, mãe da Nathália, que é autista, quase que todo dia...kkkk...ou quase que o dia todo...kkkk

Edna Coimbra (Vovó do Nathan Naum. nove anos no dia 28/04, AUTISTA).

9 de maio de 2011

NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS - Uma partilha vinda da Secretaria de Estado Adjunta e da Reabilitação - Portugal




NOTA À COMUNICAÇÃO SOCIAL



NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS


1. O ME pauta a sua acção pelo rigor e pelo envolvimento dos parceiros relevantes, no caso vertente, as famílias, os professores, as escolas e as instituições particulares que actuam no âmbito da educação especial, no quadro de uma estratégia de intervenção articulada e tomando como referência as boas práticas internacionais neste domínio específico.


A actuação do Ministério da Educação norteia-se por padrões de qualidade, como, de resto, foi reconhecido pela avaliação externa com supervisão internacional feita à resposta institucional dada às necessidades educativas especiais tendo o respectivo relatório sido apresentado em sessão pública no passado dia 7 de Março.


As linhas directrizes da acção do Ministério da Educação no campo das Necessidades Educativas Especiais têm abrangido essencialmente:


· o investimento na organização do sistema e em equipamento;


o aumento do número de docentes de educação especial em função das necessidades;



· a formação de professores e pessoal não docente, articulada com instituições de ensino superior;



· a criação de uma rede de escolas, de agrupamentos de referência e de unidades de apoio especializadas;



· o aumento do número de técnicos especializados;



· a criação de centros de recursos TIC [tecnologias de informação e comunicação];



· a acreditação de centros de recursos para a inclusão (CRI) por reorientação das escolas especiais;



· a elaboração e homologação de um programa curricular de Língua Gestual Portuguesa;



· a elaboração e homologação de um programa curricular de Português Língua Segunda para Alunos Surdos;



· a atribuição de produtos de apoio (software) aos alunos com necessidades especiais;



· o aumento do número de manuais escolares em formatos acessíveis a alunos com necessidades educativas especiais.



2. Pode assim afirmar-se que, comparativamente a anos anteriores, os dados seguidamente apresentados permitem constatar que a educação especial dispõe actualmente de mais apoio, de melhores condições, de mais equipamentos, de mais técnicos com melhor formação, de mais capacidade de acolhimento e trabalho das escolas e dos professores com os alunos que têm necessidades educativas especiais.



EDUCAÇÃO ESPECIAL EM NÚMEROS



















































































Escolas de referência e Unidades Especializadas







Tipo de Unidade



N.º escolas/unidades



N.º alunos



2009/10



2010/11



2009/10



Dados de Julho 2010



2010/11



Dados de Set. 2010





Escolas de Referência p/ Educação Bilingue de Alunos Surdos



20



20



526



641



Escolas de Referência para Educação de Alunos Cegos/Baixa Visão



52



52



227



231



Unidades de Apoio Especializado a Alunos com Autismo



187



231



795



1.247



Unidades de Apoio especializado a Alunos c/ Multideficiência



292



320



1320



1.699





















































































































Afectação de Recursos Humanos







Recursos Humanos



Alunos





2009/10



2010/11



2009/10



2010/11



Docentes em estabelecimentos públicos



4.779



6.225



25.029



33.186



Docentes afectos a unidades especializadas



686(a)



955(b)



2.115



2.946



Docentes destacados nas IPSS e CERCI (c)



295



220



1720



1.100



Educadores destacados em Intervenção Precoce



500



500



4.335



4.500



Técnicos (terapeutas ocupacionais, da fala, fisioterapeutas, formadores e intérpretes de LGP)



1.289



1.300(d)



5.229



5.304



Assistentes operacionais em Unidades Especializadas



700



714



2.115



2.946





(a) Estão integrados nos 4.779.



(b) Estão integrados nos 6.225.



(c) A diminuição dos docentes e alunos neste domínio decorre da inclusão crescente nas escolas da rede pública.



(d) 722 técnicos apoiam alunos em Unidades Especializadas.



















Materiais de Apoio aos Alunos















































































2009/10



N.º



2010/11



N.º



Centro de Recursos para a inclusão (CRI)



74



74



Centro de Recursos TIC para a Educação Especial (CRTIC)



25



25



Livros em Braille – manuais escolares e livros de leitura recomendada



18.000



20.100





Manuais escolares e livros de leitura recomendada em formato digital





1.150







2.050



Figuras em relevo



9.000



10.200



Livros em formatos acessíveis (Língua Gestual Portuguesa, Sistemas Aumentativos de comunicação, áudio)





1.500





3.000





Apoio em produtos de software adequados ao tipo de deficiência





400.000€





(em análise)







Orçamento Educação Especial 2011 – Orçamento por Acções































Educação Especial



2010



(Estim. Executado)



2011



(Inicial)



Acréscimo



Orçamento de Funcionamento





231.793.079





236.234.749





1,9%



Lisboa, 27 de Abril de 2011.



o gabinete de comunicação



Gab.comunicacao@me.gov.pt





A minha nota pessoal a estes números é a seguinte



(pela minha experiência pessoal e pelos relatos que me são feitos por outras mães):



Não sei onde estão os técnicos colocados;



Não sei onde estão os docentes especializados em EE



e não sei onde estão os Assistentes Operacionais!



Que as Unidades existem ninguém duvida, mas daí a estas funcionarem como deveriam vai uma grande diferença!!!




5 de maio de 2011

Diverte-te a Aprender!













Cnoti-empresa










Mac-app-store-150x150



Novas Ferramentas para Aprender!


Imagina de mãos dadas com a Mac App Store


A Cnotinfor apostou recentemente na Mac App Store, a loja web de aplicações para computadores Macintosh, onde já estamos presentes com 4 aplicações do software Já Está 2.


Encontra-se também disponível para iPhone, iPod e iPad, na iTunes App Store, o Pequeno Mozart, software que pretende ajudar as crianças a criarem as suas próprias músicas, de uma maneira fácil e divertida.







Imagem1



Diverte-te a Aprender com o novo Office para crianças!


Para ficar a saber mais sobre as 4 aplicações do Já Está 2, consulte a página na Mac App Store:








Mozart1-150x150



Com o Pequeno Mozart, aprender música é fácil e divertido!


Para ficar a saber mais sobre o software, consulte a página na iTunes App Store:



facebook feed linkedin twitter youtube






©2011 Cnotinfor Casa de S. Franscisco Estrada de Assafarge, nº 6 3040-718 Castelo Viegas Coimbra Portugal












Powered by Mad Mimi®