26 de fevereiro de 2010

Portugal Acessível





Todos os locais com acessibilidade facilitada a pessoas com mobilidade reduzida.

Muito importante e um bom exemplo:

http://www.portugalacessivel.com/

Sala Ponto de Encontro

Todos sabemos que é importante estarmos sempre atentos e participativos na vida dos nossos filhos, mas para isso temos que estar informados!
*
Descobrimos mais um cantinho na blogosfera que vai de encontro a isto:
*
Sala Ponto de Encontro#links
*

«O porquê deste "ponto de encontro"?


O papel e as atitudes da família e da comunidade educativa na educação e escolaridade dos alunos, tornam necessários "canais", espaços de comunicação e de partilha. Estes são determinantes no processo de desenvolvimento e aprendizagem de todos os actores educativos implicados.
A investigação e as práticas pedagógicas diárias, têm evidenciado os beneficios que advêm de uma escola inclusiva e da reflexão partilhada sobre questões fundamentais para um modelo de educação/participação negociada, vivida em parceria .
Assim, o propósito deste Blog é possibilitar, de acordo com o solicitado pelas famílias dos alunos que frequentam a Sala de apoio especializado a crianças e jovens com Multideficiência, uma forma de comunicação mais eficaz nas actividades realizadas na respectiva sala, bem como as práticas pedagógicas realizadas pelos docentes de educação especial a exercer funções neste agrupamento, mostrando que esta sala tem sido dentro da escola e do agrupamento um verdadeiro ponto de encontro, pelo que se torna pertinente também a sua escolha para este espaço de encontro virtual.
Pretende-se ainda neste espaço partilhar informação e legislação, quer no âmbito da educação especial como na divulgação de investigação e literatura relacionada com a concepção de escola inclusiva.
»

23 de fevereiro de 2010

II Encontro das Famílias da Paralisia Cerebral

Há 50 anos, da vontade e tenacidade das famílias, nasceu a Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral.

Hoje, continuamos a sentir a necessidade de estarmos juntos.

7 anos depois da realização do I Encontro das Famílias da Paralisia Cerebral continuamos a precisar de partilhar experiências, de encontrar soluções para problemas comuns e de manifestar a nossa vontade e tenacidade.

Passados 7 anos, o que mudou na vida das Familias? Alterou-se para melhor? Ficou tudo na mesma?

Como é que em 2010 em Portugal, na Europa, uma Família em que um dos seus membros tem Paralisia Cerebral vive, sofre, ri, diverte-se, ama, trabalha e envelhece? Também sonha? Vive, ou apenas sobrevive?

Os temas para conversarmos não serão muito diferentes dos temas de que falámos há 7 anos … a saúde, a reabilitação, a educação, a vida activa… a vida, um projecto de vida!

Vamo-nos encontrar em finais de Maio 2010.

(Brevemente daremos mais notícias sobre o Encontro mas reserve já dois dias em finais de Maio para nos encontrarmos)

Para uma melhor avaliação das necessidades das famílias da Paralisia Cerebral, lançámos novamente o questionário para o qual pedimos e agradeçemos a vossa colaboração no preenchimento.

Objectivos Gerais
Identificação dos principais problemas inerentes à Família/Cuidador
Analisar o impacto da presença da Paralisia Cerebral na dinâmica familiar
Compreender as atitudes, níveis e formas de cooperação
Encontrar respostas (verdadeiramente ajustadas) às necessidades da Família/Cuidador
Desenvolvimento da estratégia para a Paralisia Cerebral – com base na vivência real
Valorização do papel da família

Público Alvo
Área da Família:
Famílias da Paralisia Cerebral - Pais, Filhos, Avós, Tios, Amigos ... e sociedade em geral
Área da Educação: Jardins Infância; Escolas; Universidades
Educadores / Professores / Ensino Especial / Estudantes / Universitários
Área da Saúde: Serviços de Saúde / Hospitais
Terapeutas / Reabilitação e Motricidade ...
Médicos / Enfermeiros / Psicólogos
Áreas - Obstetrícia, Neonatologia, Pediatria, Desenvolvimento, Neurologia, Genética, Fisiatria, Pedo-Psiquiatria, Psiquiatria, Clínica Geral...
Área Institucional: Instituições de Solidariedade Social (IPSS) e ONG’s; Centros de Reabilitação; Centros Apoio; Serviços Sociais; Sector Público
Todos os Profissionais de: IPSS; Segurança Social; Educação; Técnicos de Serviço Social; Ciências Sociais; Sociologia; Justiça; Educação ...

Contactos
Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa
Morada: Av. Rainha D.ª Amélia - Lumiar - 1600-671 Lisboa
Telefone: +351 21 754 06 92 FAX: +351 21 754 06 93

Electronic mail: info@congressoparalisiacerebral.com


http://www.congressoparalisiacerebral.com/index.htm

15 de fevereiro de 2010

1º Fórum BIPP - Banco de Informação de Pais para Pais

O BIPP vai realizar o 1.º Fórum sobre a temática "Pensar em Conjunto – O Futuro dos Nossos Filhos", a realizar-se no próximo dia 13 de Março, no Auditório do Centro de Medicina e Reabilitação de Alcoitão e que irá contar com a presença do Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Cascais Dr. António Capucho e de figuras relevantes na área da reabilitação e inserção social.

Este Fórum pretende alertar consciências, definir a importância da família no desenvolvimento e crescimento de crianças com necessidades especiais bem como promover a sua inclusão social e escolar. O objectivo do 1.º FORUM BIPP é assegurar que trabalhando em rede – Famílias, Instituições, Sistemas Educativo e de Saúde – é possível delinear um Projecto de Vida destas crianças, integrado na sociedade.

Em anexo o Programa do Fórum do BIPP.

Raquel Monteiro

Orientadora Familiar

213180288

bancobipp@gmail.com

www.bipp.pt


BIPP – BANCO DE INFORMAÇÃO DE PAIS PARA PAIS

3 de fevereiro de 2010

Novidades da Cnotinfor - NEE


Se não conseguir visualizar correctamente esta newsletter, por favor clique aqui

BICA 92 - Janeiro 2010

Portal Imagina em Janeiro

Espreite o que há de novo no portal Imagina. Sugestões na área da robótica, "Os três palhacinhos" da professora Teresa Moreira e algumas sugestões com o "Já está".

O Piolho Zarolho e o Arco-Íris da Amizade – lançamento do livro

No próximo dia 27 de Fevereiro decorrerá o lançamento do livro "O Piolho Zarolho e o Arco-Íris da Amizade", pelas 16 horas na Livraria Almedina Estádio Cidade de Coimbra, em Coimbra.

O "Piolho Zarolho e o Arco-Íris da Amizade" contou com a revisão científica da CNOTINFOR, que também cedeu gratuitamente os direitos de utilização dos Símbolos para a Literacia da Widgit.

Concurso "Conta-nos uma história" – Podcast na Educação

Vai decorrer nos próximos meses de Fevereiro e Março o concurso "Conta-nos uma história" – Podcast na Educação. O objectivo é incentivar a utilização de gravações digitais de áudio como mais um recurso educativo.

Recebeu esta mensagem porque subscreveu a BICA - Newsletter.

Para cancelar a subscrição envie um email para bica-newsletter+unsubscribe@googlegroups.com

1 de fevereiro de 2010

Divulgação PIMPUMPLAY


jogo, relação e desenvolvimento

pimpumplay

a nova plataforma online com produtos e informações para promover o desenvolvimento humano, dos 0 aos 99 anos


A pimpumplay é uma comunidade online que reúne uma loja com os melhores brinquedos e jogos pedagógicos e terapêuticos, com informações, dicas e estratégias para promover o desenvolvimento humano, para todos, dos 0 aos 99 anos.

A pimpumplay é um projecto criado por especialistas em educação e saúde mental, cujo objectivo principal é o de disponibilizar alternativas promotoras do desenvolvimento e bem-estar. A pimpumplay é uma plataforma dinâmica e interactiva, em constante pesquisa para encontrar e disponibilizar os melhores produtos e conteúdos para enriquecer as dinâmicas entre pais e filhos, educadores e educandos, doentes e terapeutas, tendo por base o jogo e o brincar, como pontes entre a relação e o desenvolvimento. Procuramos assim marcar a diferença com conteúdos e produtos inovadores, que incorporam o que a investigação nas áreas da medicina, psicologia e ciências da educação destacam como sendo o poder de promoção da aprendizagem e desenvolvimento humanos, que o jogo e o brincar têm ao longo da vida. Esta é pois a base que define o lema da marca: "viver a brincar, viver a aprender"!


Na nossa "casa" (http://www.pimpumplay.pt/) vão encontrar:


· Um catálogo com os melhores produtos para promover o desenvolvimento e a aprendizagem, com produtos versáteis, para todos, dos o aos 99 anos.


· Sistema de categorização e pesquisa avançada, para que encontre o que realmente necessita.


· Informação, dicas e estratégias de utilização para os produtos do catálogo ("dicas dos especialistas").


· Conta-me como foi - possibilidade de comentar, adicionar vídeos ou fotos que partilhem a sua experiência com os restantes utilizadores da comunidade.


· Não encontrou o que procura no nosso catálogo? Explique-nos o que necessita… temos muitos produtos que não estão ainda online e faremos tudo para encontrar uma solução adaptada para si.


· Secção de "Ajuda especializada", veiculada por especialistas em desenvolvimento, que tentarão esclarecer dúvidas e questões colocadas pelos utilizadores, sobre temas de desenvolvimento humano, educação e possibilidades terapêuticas.


· Fórum de discussão de temas sobre desenvolvimento, educação e terapias.


Deixamos-lhe então o convite para que nos façam uma visita para que analisem a pertinência de divulgação do projecto junto dos vossos associados.


Para conhecer o nosso sítio de internet vá a http://www.pimpumplay.pt/


Para conhecer a nossa página no facebook clique aqui.


Para conhecer um pouco melhor o conceito pimpumplay, clique aqui.

www.pimpumplay.pt

loja online de brinquedos pedagógicos e terapêuticos, dos 0 aos 99 anos

e-mail: geral@pimpumplay.pt

morada: Aldeamento Sta. Clara, R. da Carvalha, 570, 2400-441 LEIRIA

telefones: 244 845 531, 964 041 241, 913 045 451

pimpumplay é uma marca registada pertença da empresa

Encontros, Lda., nif 509 034 721