14 de fevereiro de 2011

Snoezelen

O que é Snoezelen?

A sala de Snoezelen é uma sala multi-sensorial que tem como objectivo a estimulação sensorial e/ou a diminuição dos níveis de ansiedade e de tensão.

O Conceito da sala de Snoezelen proporciona conforto, através do uso de estímulos controlados e oferece uma grande quantidade de estímulos sensoriais, que podem ser usados de forma individual ou combinada dos efeitos da música, notas, sons, luz, estimulação táctil e aromas.

Na sala de Snoezelen podemos encontrar: Luzes Psicadélicas, Música, Bola de Espelhos, Lâmpada aromática, Colchão de Água, Almofadas, Colunas Borbulhantes, Piscina de bolas, Mural Táctil, Puffs, Coluna de Ar, Espelho convexo…

O ambiente multissensorial permite estimular os sentidos primários tais como o toque, o paladar, a visão, o som, o cheiro, sem existir necessidade de recorrer às capacidades intelectuais mas sim às capacidades sensoriais dos indivíduos. A confiança e o relaxamento são incentivados através de terapias não directivas.

Snoezelen é “um ambiente especificamente equipado que transmite aos seus visitantes um sentimento agradável de processos de auto-regulação. Através de uma sala equipada e usada de acordo com as necessidades específicas de cada pessoa, consegue-se a estimulação de intervenções terapêuticas e pedagógicas, tanto como se fortalece as relações pessoais entre terapeuta e paciente. Snoezelen pode ser aplicado com grande êxito na área de pacientes, deficientes e não deficientes” (Fundação Alemã de Snoezelen, 1999).

Qual a origem do Snoezelen?

O conceito de Snoezelen surgiu nos anos 70 através de dois terapeutas holandeses – Jan Hulsegge e Ad Verheul enquanto estes trabalhavam no instituto De Hartenberg. A palavra Snoezelen provém do holandês Snuffelen – cheirar e Doezelen – relaxar/dormitar.

A quem se destina o Snoezelen?

Na altura em que surgiu destinava-se unicamente para pessoas com deficiências profundas, para que pudessem ocupar de forma estimulante os seus tempos livres.

O conceito Snoezelen sofreu modificações, sobretudo devido ao avanço técnico e tecnológico, o que permite reconhecer a sua validade em todas as áreas de intervenção e de trabalho social, bem como a nível de dificuldades de aprendizagem, na medida em que possibilita o relaxamento e propicia a aprendizagem.

Quais o benefícios da sala de Snoezelen?

•Promove o relaxamento, lazer e diversão;
•Estimula os sentidos primários;
•Permite a exploração, descoberta, escolha e a oportunidade de controlar o ambiente;
•Aumenta a compreensão do utente em relação ao gosta/não gosta;
•Permite a estimulação esfincteriana;
•A variedade de actividades permite explorar as necessidades bem como as preferências;
•Permite o trabalho individual ou em grupo, servindo para o controlo da ansiedade;
•Incentiva o movimento e a motivação;
•Motiva para a aprendizagem;
•Facilita a libertação de stress;
•Promove a consciência da equipa técnica sobre a importância dos sentidos primários;
•O uso de equipamento sensorial pode ser benéfico para todas as idades e diagnósticos;
•Estimula o surgir de emoções positivas tais como o bem-estar, relaxamento, satisfação e alegria.

Informação retirada de ESPAÇO APRENDIZAGEM

11 de fevereiro de 2011

Comunicado da RARíssimas

COMUNICADO

A Raríssimas - Associação Nacional de Doenças Mentais e Raras vem por este meio comunicar e alertar os seus associados e a opinião pública em geral que:


1. Chegou ao conhecimento da direcção da Raríssimas, que tem havido situações esporádicas de pretensas associações ou pessoas individuais a efectuarem peditórios quer em nome da Raríssimas, quer para a construção da Casa dos Marcos.

2. Impõem-se esclarecer que, estes peditórios não são autorizados pela Raríssimas e nem esta tem deles qualquer conhecimento.

3. Sempre que a Raríssimas tiver conhecimento destes falsos peditórios agirá em conformidade e com a devida firmeza, na promoção das necessárias consequências legais e penais.

4. Mais informa que nunca, em situação alguma, a Raríssimas efectuará peditórios sejam porta à porta ou por telefone, sendo que tais situações deverão ser encaradas com a devida cautela e as autoridades competentes prontamente informadas.

5. Neste sentido, não se responsabiliza a Raríssimas por quaisquer donativos feitos erradamente a algum destes falsos peditórios.



A Direcção

Rarissimas - Associação Nacional de Deficiencias Mentais e Raras

Rua das Açucenas, Lote 1, Loja Dta

1300-003 LISBOA

Tel: 217786100

Fax: 217786099

web: http://www.rarissimas.pt/

e-mail: info@rarissimas.pt

10 de fevereiro de 2011

SITE FRAUDULENTO - Campanha Pirilampo Mágico 2011

Caros Amigos

Fomos alertados para um link que circula na internet (ver ficheiros em anexo, onde se reproduz a página onde o referido link acede) que encaminha para um site onde a pretexto de donativos para a Campanha Pirilampo Mágico 2011, se pedem dados relativos ao cartão de crédito dos potenciais doadores. Claro que se trata de uma situação fraudulenta à qual a CERCICA é totalmente alheia, razão pela qual foi decidido emitir este alerta e participar a situação às autoridades competentes.

Solicitamos ainda que façam circular esta informação por todos os vossos contactos.


9 de fevereiro de 2011

Concurso "Cartaz 3 de Dezembro de 2011 / Dia Internacional das Pessoas com Deficiência"

O Instituto Nacional para a Reabilitação, IP, lança mais um ano, o concurso "Cartaz 3 de Dezembro de 2011 / Dia Internacional das Pessoas com Deficiência", no valor de 500 euros.

Este concurso tem por objectivo premiar o trabalho gráfico que melhor represente a mensagem subjacente à comemoração deste dia, nomeadamente celebrar os direitos humanos das pessoas com deficiência e sensibilizar a sociedade para combater os preconceitos e os obstáculos que impedem estes cidadãos de exercer os seus direitos e participar activamente em todos os aspectos da vida política, social, económica, cultural e artística.

Com esta iniciativa pretende-se igualmente envolver todos os cidadãos, de todas as idades, em grupo ou individualmente, na sensibilização para os direitos da igualdade de oportunidades e não-discriminação das pessoas com deficiência.

O cartaz vencedor servirá para promover a campanha relativa à comemoração, a nível nacional, do dia 3 de Dezembro de 2011 / Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Consulte o Regulamento no site do INR.

8 de fevereiro de 2011

I Conferência Nacional de Doenças Raras.



Caros parceiros e amigos de sempre


No âmbito das comemorações do Dia Europeu das Doenças Raras, a FEDRA – Federação de Doenças raras de Portugal, vai levar a cabo a realização da I Conferência Nacional de Doenças Raras.


Esta Conferência terá lugar nos dias 24 e 25 de Fevereiro, no auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e possui uma temática criteriosamente seleccionada pela Direcção da FEDRA e da Comissão Científica da Confêrencia.



Trata-se de uma Conferencia de ENTRADA LIVRE, pelo que gostaria de contar com a vossa presença.


Pela estratégia política, qualidade dos oradores e moderadores, juntos conseguiremos definir uma estratégia em defesa dos doentes portadores de patologias raras.



Dias 24 e 25 de Fevereiro aguardo a vossa presença!




Até lá



Abraço raro









Paula Brito e Costa


Presidente da Direcção


FEDRA - Federação de Doenças Raras de Portugal


Rua das Açucenas, Lote 1, Loja Dta


1300-003 LISBOA


Tel: 217786100


Fax: 217786099


web: http://www.fedra.pt/


e-mail: paula.costa@fedra.pt

PROJECTO CRESCER COM UM SORRISO com o apoio do ALTO COMISSARIADO DA SAÚDE


«Este projecto pretende apoiar crianças até à idade escolar, dos 0 aos 6 anos, que estejam em risco de atraso de desenvolvimento, manifestem deficiência ou necessidades educativas especiais. Queremos colaborar na promoção do desenvolvimento saudável e educacional das crianças, através da prestação de serviços educativos, terapêuticos e sociais às crianças e às suas famílias, com o objectivo de minimizar os efeitos nefastos ao seu desenvolvimento.

OBJECTIVOS:

a) Promover condições facilitadoras do desenvolvimento da criança com deficiência ou em risco de atraso grave de desenvolvimento, tendo como principal referência a perspectiva ecológica do desenvolvimento e centrada na família;

b) Potenciar a autonomia da criança na realização de tarefas de vida diária, contribuindo para um desenvolvimento pessoal funcional e satisfatório;

c) Optimizar as condições da interacção criança/família, mediante a informação sobre a problemática em causa, o reforço das respectivas capacidades e competências, designadamente na identificação e utilização dos seus recursos e dos da comunidade, e ainda da capacidade de decidir e controlar a sua dinâmica familiar;

d) Promover o bem-estar e qualidade de vida das crianças e das suas famílias;

e) CRESCER COM UM SORRISO TODOS OS DIAS

T: 214724040 fundacao@fund-afid.org.pt»

Informação retirada do fb "porta aberta para a diferença"


Fica aqui informação sobre as actividades existentes:

- Reabilitação Física
- Terapia da Fala
- Psicologia
- Snoezelen
- Fisioterapia
- Hidroterapia
- Fisiatria

4 de fevereiro de 2011

Cord Blood Study for Children with CP


Cerebral Palsy - Autologous Cord Blood Study

Duke University Medical Center is conducting a study to test whether an intravenous infusion of a child's own cord blood cells, banked at the time of their birth, will lessen the symptoms of cerebral palsy. Children, ages 12 months to 6 years, diagnosed with spastic cerebral palsy may be eligible for the study if their cord blood cells were banked when they were born. The study is a randomized, placebo-controlled, crossover trial which means that children will receive either cells or a mock infusion of a harmless liquid and that no one involved with the child's care will know when they actually receive their cells. Some children will receive cells at the beginning of the study and others will receive cells one year later. All children will be evaluated at the beginning of the study and 1 and 2 years later.

The study is a randomized, placebo-controlled, crossover trial which means that children will receive either cells or a mock infusion of a harmless liquid and that no one involved with the child's care will know when they actually receive their cells. Some children will receive cells at the beginning of the study and others will receive cells one year later. All children will be evaluated at the beginning of the study and 1 and 2 years later.

A child's eligibility will be determined in consultation with the study team at Duke. To determine initial eligibility, information about the child's cord blood and a blood test on the child and the cord blood will need to be performed to confirm that the cord blood is the one belonging to the child and that the cells are healthy. These tests are not part of the study. If, after review of these test results and through phone and email consultation with the study team, the child is eligible for the study, appointments will be arranged at Duke for evaluation by the transplant team, a pediatric neurologist and developmental specialists, an MRI and an infusion of either cells or a placebo. All treatment is conducted in the clinic at Duke. One year later, the child will return for repeat evaluations and a second infusion. Children will cross over and receive whichever product they did not receive during their first infusion. The risks of this study include placement of an intravenous line (IV), possible sedation for the MRI and infection or allergic reactions due to infusion of the cord blood.

The costs of the evaluations and cell infusions will be covered by the study. There will be a small supplement provided to families to help support the costs of travel and lodging, but the supplement may not cover all of the costs for these activities. The study will be completed within 3 years of its starting date and results will be published in peer-reviewed medical journals.
For more information about this study, please see the attached notice or call the Duke Pediatric Blood and Marrow Transplant Program at (919) 668-1100 or email Dr. Jessica Sun at jessica.sun@duke.edu. Study information is also available at clinicaltrials.gov.