28 de março de 2011

Sindrome de Dravet





Na próxima 4ªfeira, vai cá estar em Portugal o Julian Isla, Presidente da Dravet Syndrome Foundation Europe. Estão a desenvolver um conjunto de projectos de research absolutamente fantásticos, para os quais seria importante o nosso envolvimento.


Para o efeito, combinámos organizar um jantar na 4ª feira, dia 30 de Março, pelas 20h30, com os pais de crianças portadoras do síndrome de Dravet.


Tem por objectivo:


- Apresentar a DSF


- Dar a conhecer todos os projectos da DSF Europe;


- Avaliar como nós pais portugueses poderíamos beneficiar dos mesmos;


- Ver em que medida poderíamos igualmente contribuir para a sua prossecução;


- Partilhar os últimos avanços no conhecimento da doença



Sugiro o Restaurante "La Finestra" para o jantar, pois a cozinha só encerra às 24h. Fica em Lisboa. Outras sugestões são bem-vindas, pois o ideal seria escolher um espaço onde pudéssemos permanecer after dinner.


Peço-vos que circulem este mail por outros pais, cujos filhos sejam portadores desta doença e que me confirmem a vossa presença até 2ªfeira.


Desculpem, ser tão em cima da hora, mas nem tudo se consegue planear com muita antecedência e achei que não podíamos perder esta oportunidade fantástica.


Não se preocupem com a Língua. Podemos falar em Inglês, Espanhol ou até num Português mais lento.



Fico a aguardar a vossa resposta.



Isabel Jorge Santos


ijs@moonstone.pt

25 de março de 2011

BICA 118 - Março 2011


Logotipo Cnotinfor
Se não conseguir visualizar correctamente esta newsletter, por favor clique aqui

BICA 118 – Março 2011

A qualquer hora… em qualquer lugar.

Formadora do curso à distância

Tecnologias de Apoio para Necessidades Educativas Especiais A 2ª ação deste curso vai iniciar já a 28 de março de 2011. Aproveite os preços especiais com desconto, até 25 de Março. Faça a sua inscrição. O curso decorre totalmente à distância e é essencialmente prático. Os formandos realizam trabalhos com o seguinte software: Aventuras 2, [...]

Seminário "Educação Inclusiva"

dia ua - cantanhede

O Centro Local de Aprendizagem (CLA) da Universidade Aberta em Cantanhede vai iniciar um ciclo de conferências sobre a temática da Educação Especial. A primeira terá lugar no dia 31 de Março pelas 16:00h na Biblioteca Municipal de Cantanhede. Esse seminário será presidido pelo Vereador da Educação da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso e pela responsável [...]

Parceria com portal ajudas.com

Logótipo Ajudas.com

A Cnotinfor através da sua marca Imagina aliou-se ao portal ajudas.com. O ajudas.com é o portal de maior visibilidade e melhor referenciado na área da mobilidade, saúde, reabilitação e qualidade de vida, numa perspetiva informativa, dinâmica e influente na sociedade portuguesa. O portal ajudas.com foi criado para se constituir como uma plataforma de indicação de [...]

Parceria com Relicário de Sons

Logótipo da Relicário de Sons

A Relicário de Sons e a Cnotinfor firmaram oficialmente a sua parceria. Tendo já realizado em conjunto 2 cursos de formação de Tecnologias de Apoio para Necessidades Educativas Especiais, as duas empresas reconheceram o potencial mútuo desta parceria. Iremos continuar a colaborar nas mais diversas áreas, nomeadamente: organização e realização de cursos de formação revenda [...]

CRTIC Santo Onofre – Nova página na Internet e Blog

Centro de Recursos TIC para a Educação Especial

O CRTIC do Agrupamento de Escolas de Santo Onofre tem "nova cara" na Internet. Veja a sua nova página em http://crtic.escolasonofre.pt/ e também o seu blog em http://crticonofre.blogspot.com/. Retirámos alguma informação da página, para poderem ficar a conhecer melhor o seu trabalho: Um centro que nasceu de uma parceria entre a Fundação PT e o [...]

Cnotinfor e UNESCO de mãos dadas pelo futuro das crianças

'Capa

A Cnotinfor colaborou, recentemente, num estudo coordenado por Ivan Kalas, professor na Comenius University, Bratislava, Eslováquia, sobre o tema "Reconhecendo o potencial das TIC na educação de infância". Este estudo contou com a participação de diversos países, nomeadamente Brasil, Chile, Eslováquia, República Checa, Rússia, Portugal, entre outros. Por intermédio da Cnotinfor, participaram duas escolas portuguesas [...]

Pequeno Mozart: novos passos do projecto LIREC em parceria com a Universidade de Coimbra

bica

A XIII Semana Cultural da Universidade de Coimbra decorreu de 1 até 6 de março de 2011, celebrando a importância contemporânea da cidade, no plano cultural, estratégico, espacial e tecnológico. A agenda contou com uma centena de propostas nas mais diversas áreas artísticas. Este ano foi dedicada ao tema "Reinventar a Cidade". No primeiro dia [...]


Recebeu esta mensagem porque subscreveu a BICA - Newsletter.


24 de março de 2011

Petição de doentes crónicos

Queremos entregar a petição "Criar e Aprovar o Estatuto do Doente Crónico, tal como a Tabela Nacional de Incapacidade e Funcionalidades da Saúde" no dia 25 de Maio, na Assembleia da República.

Criamos uma petição para TODOS, doentes crónicos e seus familiares.

Esta não é uma questão política, económica ou financeira. É uma questão social, de saúde. Ser doente crónico é resultado de factos aleatórios e multifactoriais e ninguém pode dizer que está imune. Todos nós conhecemos alguém próximo que é doente crónico.

É impossível ficar indiferente a este problema e a solidariedade não se prega, pratica-se.

Necessitamos do seu apoio na subscrição da petição. Para assinar tem de ir a: http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N2218. No fim do texto da petição encontra um ícon (rectângulo) onde deve clicar para assinar a petição. Vai aceder a um novo ecrã para o preenchimento dos seus dados. O nome completo, email e o nº do Bilhete de Identidade são de preenchimento obrigatório. No fim da página, encontra outro ícon para assinar.

Logo após ter assinado, vai receber no seu email um pedido de confirmação de aceitação.

O seu apoio é fundamental. Ajude-nos a divulgar esta petição. Envie este email aos seus amigos. Neste momento temos cerca de 6600 assinaturas. Precisamos de mais para mostrar a nossa inequívoca vontade em alterar o estado das coisas.

Os primeiros subscritores.

Nota: Esta petição surge no seguimento do Congresso da TEM – Associação Todos com a Esclerose Múltipla "os Direitos e os Deveres dos Doentes Crónicos" onde participaram cerca de 40 Associações. Deste congresso saiu uma moção, aprovada por unanimidade (300 pessoas) para se realizar uma petição para a existência do Estatuto Jurídico do Doente Crónico (Definição de Doença Crónica, CIF - Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, …) e de uma Lei Quadro da Doença Crónica com base nos princípios estabelecidos pela CIF e Incapacidade da Saúde (recomendada pela OMS) e a consequente Tabela Nacional de Incapacidade e Funcionalidades da Saúde, conforme as classificações da CIF em substituição da Tabela Nacional de Incapacidades por Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais (Decreto-Lei nº 352/2007 de 23 de Outubro, e Decreto-Lei nº 174/97 de 19 de Julho).

A legislação existente, em Portugal, que define o que é doença crónica, é definida em quatro documentos oficiais, que estão muito incompletos (o Decreto-Lei nº 54/92 de 11 de Abril; Portaria nº 349/96, do Ministério da Saúde, de 8 de Agosto; Decreto-Lei nº 173/2003, de 1 Agosto; Despacho Conjunto dos Ministérios da Saúde, da Segurança Social e do Trabalho, nº 407/98, de 18 de Junho e Despacho Conjunto dos Ministérios da Saúde, da Segurança Social e do Trabalho, nº 861/99, de 10 de Setembro.


22 de março de 2011

ColorADD - Sistema de Identificação de Cores para Daltónicos


O projecto ColorAdd desenvolvido para ajudar a minorar o problema de um universo significativo da população mundial numa área em que todas as sociedades são e estão cada vez mais envolvidas e preocupadas – A inclusão.
Este projecto tem uma finalidade muito própria. A intenção é um dos critérios que deve acompanhar o designer no seu processo criativo: este, além da interiorização do conceito básico e elementar do design, forma adequada à função, deve ter em consideração contribuir para o melhoramento da a qualidade de vida do indivíduo, trabalhando no "interface" produto/utilizador de forma a que o objecto sirva realmente a sua "função", seja um "objecto ao serviço do utilizador".

Pretende-se que a indústria e a sociedade vejam neste projecto um contributo para melhorar a satisfação e o bem-estar de um grupo de indivíduos que, pelas suas características de visão, se encontram privados de realizar com independência, segurança e tranquilidade todo e qualquer acto onde a cor seja factor determinante.

A aplicação do sistema ColorAdd®:
ColorAdd® é transversal a todos os quadrantes da sociedade global, independentemente da sua localização geográfica, cultura, língua, religião, bem como às diferentes vertentes sócio-económicas.

Oferecer aos daltónicos independência aquisitiva, uma mais fácil integração social em situações que a opção e escolha da cor é relevante e a minimização do sentimento de perda gerada pela deficiência, com o consequente aumento de bem-estar e autoconfiança.
O projecto apresenta uma solução sustentada, de implementar um código universal, que se julga ser de um contributo inquestionável para a inclusão.

Miguel Neiva, designer

Email: coloradd@gmail.com


21 de março de 2011

Dia Mundial da Trissomia 21

Tecnologias de Apoio para NEE – curso totalmente à distância


Cnoti-formacao

A qualquer hora... em qualquer lugar.

Tecnologias de Apoio para Necessidades Educativas Especiais

A 2ª ação deste curso vai iniciar já a 28 de março de 2011.

Aproveite os preços especiais com desconto, até 24 de Março.
Faça a sua inscrição.

Formadora

Vídeo no youtube

O curso decorre totalmente à distância e é essencialmente prático. Os formandos realizam trabalhos com o seguinte software: Aventuras 2, Comunicar com Símbolos e Invento 2.

O curso tem uma duração estimada de 5 semanas e implica um esforço semanal de 3 horas para estudo da documentação e realização dos trabalhos.

Veja como funciona este curso à distância.

Para mais informações contacte-nos: + 351 239 499 230 oficinas@imagina.pt
ou visite a página do curso.

O que dizem os formandos:
"Parabéns pelo curso à distância. Está muito bem pensado."
"Obrigada, já estou a frequentar e estou a adorar!! Os materiais de apoio estão extremamente bem elaborados. Parabéns pelo trabalho que estão a realizar." (Blibioteca Levante Maia)
"Estou a achar este curso uma mais valia enquanto professora de Educação Especial. Queria agradecer a todos os formadores."

facebook feed linkedin twitter youtube
©2011 Cnotinfor Casa de S. Franscisco Estrada de Assafarge, nº 6 3040-718 Castelo Viegas Coimbra Portugal

Powered by Mad Mimi®

4 de março de 2011

Newsletter Anditec - Março 2011

Newsletter
APELA
Faça o download da ultima newsletter da APELA:
Ou visite o site da Comunidade:
Megabee
É um sistema comunicação fácil de utilizar para ajudar na comunicação rápida para pessoas com:
- AVC
- perda de capacidades motoras
- EM/ELA/MND
- Paralisia cerebral
- Pessoas sem capacidade de fala temporária ou permanente e que não conseguem escrever.
Saiba mais em:
VI Congresso Iberoamericano de Tecnologias de Apoio à Deficiência
Entre os dias 16 e 18 de Junho de 2011, vai realizar-se em Palma de Maiorca, Ilhas Baleares, Espanha, o VI Congresso Iberoamericano de Tecnologias de Apoio, organizado pela AITADIS (Associação Iberoamericana de Tecnologias de Apoio – www.aitadis.org).
Este Congresso, pretende ser um amplo fórum de interacção entre profissionais iberoamericanos das áreas da educação especial e reabilitação, da investigação e do desenvolvimento que trabalhem no âmbito das inovações cientifico-tecnológicas de ajuda a pessoas com deficiência e pessoas idosas, dando continuidade a anteriores edições levadas a cabo em Espanha, Argentina, Colômbia, Brasil e Costa Rica.
A organização local deste evento é da responsabilidade da Universidade das Ilhas Baleares em Palma de Maiorca.
Apelamos à apresentação de trabalhos em domínios científicos da área das tecnologias de apoio, um resumo dos trabalhos propostos deverá ser apresentado até ao dia 15 de Março.
Para informação detalhada sobre este evento deverá aceder à página Web do Congresso em:
ANDITEC, Tecnologias de Reabilitação
Alameda Roentgen, 9C 1600 – 757 Lisboa Portugal
Tel: (+351) 217 110 170
Fax: (+351) 217 110 179
Consulte mais informações em: http://t.ymlp73.net/jbadajsmafajqsualauswh/click.php ou consulte-nos através do info@anditec.pt