19 de junho de 2009

Nova tentativa de abordagem à Deficiência

«Aceda ao link http://www.slideshare.net/sandranpt/documents, e veja os artigos em forma de testemunho, de alguns pais, para que um uma nova abordagem à temática da Trissomia 21 - Sindrome de Down e a Deficiência em geral possa surgir em cada um de vós.
Não é promoção pessoal de ninguém, mas testemunhos que talvez ajudem a ver para além do que a visão alcança, tendo o Céu como limite.
As portas não podem continuar a ser fechadas pela força dos diagnósticos e das limitações, mas abertas para que em conjunto com as famílias, técnicos e instituições que nos apoiam, conseguirmos de facto que haja realmente lugar para todos em sociedade, nem que seja apenas lugar a sorrisos, porque os sorrisos operam milagres e sonhos que também eles comandam a vida.
Porque nem todos podem ter um papel tão participativo e activo em sociedade, mas muitos há que podem e conseguem. Os apoios e os recursos têm de chegar a todos e todos têm o dever de ser tratados com Respeito e a Naturalidade que merecem, e não excluídos.
Esta é mais uma tentativa para agitar mentalidades, abrir portas e janelas, para que o futuro não se avizinhe tão negro para nós famílias, que temos pessoas com deficiência, que nos enriquecem todos os dias e que nos ensinam a todos, que tudo é possível, quando a força dos afectos é a força motriz que põe em movimentoo o que a sociedade impede de andar. Porque nascer com uma deficiência ou ver a vida subitamente atingida por uma não é o fim da Vida, mas o Começo ou Recomeço de um longo, sinuoso e enriquecedor caminhar.
Porque inspirada pelo Prof. Rogério, defendo que o caminho faz-se caminhando, por isso vamos todos caminhar rumo à plena integração dos nossos entes queridos com deficiência, para todos juntos mostrarmos à Sociedade e ao Poder Político, que grandes mudanças são imperativas ocorrer no Universo da Deficiência!
Voz de Mãe, Mulher, Esposa e Tia,
Sandra Morato»

Sem comentários: