11 de novembro de 2008

Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA)

*
ou “Augmentative and Alternative Communication- AAC
*
A fala, é a forma de expressão mais utilizada pelos seres humanos quando pretendem comunicar. No entanto, há muitas pessoas que, por razões diversas, estão incapacitadas de utilizar a fala de uma forma eficaz, tendo contudo necessidades e capacidades comunicativas idênticas às pessoas falantes. Consequentemente, é necessário proporcionar-lhes tão cedo quanto possível um “sistema alternativo e aumentativo de comunicação”. Este deverá ser um sistema integrado que engloba um conjunto de Técnicas, Ajudas, Estratégias e Capacidades que uma pessoa com dificuldades de comunicação necessita para poder comunicar.
*
Existem diversos Sistemas Aumentativos de Comunicação, desde gestos ou signos manuais, a quadros de comunicação baseados em sistemas de símbolos gráficos até sistemas mais sofisticados baseados no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. A Comunicação Aumentativa refere-se pois a qualquer tipo de comunicação suplementar ou de suporte que complemente o processo de comunicação ajudando uma pessoa a comunicar e a interagir com o meio envolvente.
*
A quem se destina:
Qualquer pessoa independentemente da idade, do tipo e do grau de incapacidade que apresenta, pode e deve utilizar a comunicação aumentativa. Os sistemas aumentativos de comunicação podem servir como um meio temporário, como um meio aumentativo ou como um meio de comunicação a longo prazo. São potenciais utilizadores pessoas afectadas por paralisia cerebral, autismo, deficiência mental, acidentes vasculares cerebrais, traumatismos crâneo-encefálicos, doenças neurológicas progressivas, etc.
*
A Comunicação Aumentativa e Alternativa considera-se um instrumento essencial para as pessoas com incapacidade de utilizar a fala. É uma ciência que tem vindo a desenvolver-se desde o princípio dos anos 80, evidenciando o potencial comunicativo das pessoas que não falam quando têm acesso à utilização de meios alternativos e aumentativos de comunicação. Através destes meios, as pessoas podem expressar os seus desejos e os seus sentimentos e tomar decisões sobre a sua própria vida. Desta forma, podem fazer amigos, ir à escola ou trabalhar e colaborar nas suas comunidades.
*
in Folheto Informativo da UTAAC - CRPCCG
*

1 comentário:

Carina Mendes disse...

mto legal esse texto... estou pegando emprestado para divulgar no meu espaço resultado de uma atividade desenvolvida em um dos cursos que faço na área de educação especial... se quiser visitar... professoracarinademangaratiba.blogspot.com