10 de novembro de 2008

A criança com paralisia cerebral - Estimulação


A paralisia cerebral é uma deficiência que vai afectar o desenvolvimento da criança.

Deficiência é um termo discutível mas, realmente quer dizer que uma pequena porção dos milhões de células que existem no cérebro foi destruída e, portanto, não se pode desenvolver. Não há possibilidade de regeneração destas células, pelo que não pode haver cura da lesão.

No entanto as células restantes PODEM SER ESTIMULADAS a funcionar o mais adequadamente possível de modo a compensar a deficiência e desenvolver ao máximo as potencialidades da criança.

(...) há uma possibilidade de melhorar.

Esta melhoria não se manifesta subitamente mas, PROGRESSIVAMENTE, graças a um trabalho PERSISTENTE e CONSTANTE em que a colaboração dos pais é imprescindível.

O prognóstico nem sempre é fácil de estabelecer. (...) , o cérebro da crianças desenvolve-se, por um lado, de acordo com o seu potencial e, por outro, de acordo com os ESTÍMULOS que recebe.


Retirado de " A criança com paralisia cerebral - guia para os pais e profissionais de saúde e educação" - Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral


3 comentários:

Nala disse...

Acompanhei jovens com paralisia cerebral no meu percurso profissional e sentia que mostrar-lhes que os entendemos, que queremos fazer parte do seu mundo e que eles são importantes para nós é uma significativa estimulação.

Anónimo disse...

Sou mãe de um menino com paralisia cerebral e posso dizer com todas as letras que ele foi o maoir presente que Deus poderia ter me dado.Ao longo desses 5 anos tenho aprendido muito com ele e principalmente a entende-lo.Sei que não é uma tarefa fácil porem não é impossível.


Aline Garcia mãe de JACKSON SOARES GARCIA,um menino muito especial,mas especial pra mim.

eliana de oliveira disse...

sou mãe de um menino com paralisia cerebral,é a coisa mais preciosa que Deus me deu,me ensinou a crescer como pessoa mostrou que tenho forças pra superar muitas coisas que nem sabia.Obrigado Dus !!E a você meu filho abençoado!!! Eliana de Oliveira mãe de Uellinton de Oliveira.