13 de novembro de 2008

Integração Sensorial

A INTEGRAÇÃO SENSORIAL é o processo neurológico que organiza a sensação do nosso corpo e do ambiente, torna assim possível usar o nosso corpo no ambiente- Unifica, interpreta e associa os aspectos espaciais e temporais das diferentes modalidades sensoriais de input- " é um processamento de informação " (Jean Ayres, 1989).
É a capacidade de organizar e processar a informação sensorial e utilizá-la para dar respostas adequadas. A "utilização" pode ser a percepção do corpo ou do mundo ou um processo de aprendizagem ou o desenvolvimento de alguma função neural.

SENSORIAL - pertence aos nossos sentidos que incluem o tacto, o movimento, consciência do corpo, visão, audição, cheiro, paladar e o centro de gravidade.
INTEGRAÇÃO - é o processo de fazer um conjunto, unificando , que vai permitir que o cérebro utilize a informação que recebe , através dos nossos sentidos.

O processo do nosso cérebro organizar e interpretar esta informação é a chamado INTEGRAÇÃO SENSORIAL .
Os nossos sentidos trabalham em conjunto. Cada sentido trabalha com os outros a fim de formar uma imagem composta, de quem somos fisicamente, onde estamos e o que há à nossa volta.
A INTEGRAÇÃO SENSORIAL é a função crítica do cérebro que é responsável pela produção desta imagem composta .
Assim a INTEGRAÇÃO SENSORIAL é a capacidade de combinar a informação recebida através dos nossos sentidos e organizá-la em mensagens significativas .
As crianças aprendem os seus mundos através dos sentidos,J. Ayres considera que os sistemas sensoriais indicados seguidamente são de importância fundamental no desenvolvimento organizacional do sistema nervoso central:
  • Sentido do tacto ( percepção táctil );
  • Sentido da gravidade ( percepção vestibular );
  • Sentido através dos músculos e articulações ( propriocepção ).

A Integração Sensorial tem assim como objectivos tratar os seguintes padrões de disfunção:
  • Dispraxia, ou dificuldade em fazer o planeamento motor, associado à pobre discriminação táctil, o que se pode designar por Dispraxia Somatosensorial de base;
  • Pobre Integração Bilateral associada à disfunção vestibular-proprioceptiva e a um pobre mecanismo ocular-postural, o que se pode designar por disfunção de Integração Vestibular Bilateral;
  • Defesa Táctil ou Reacção de Aversão ao ser tocado, por vezes associado a agitação motora e distractibilidade;
  • Pobre Percepção da Forma e do Espaço (visual e táctil);
  • Disfunção Auditiva e da Linguagem.

Existem vários sinais que podem ser indicadores da existência de uma disfunção da Integração Sensorial, nomeadamente:

  • Pouca ou muita sensibilidade ao toque, ao movimento, a estímulos visuais e auditivos;
  • Problemas de coordenação motora e equilíbrio; excesso de actividade ou lentidão;
  • Comportamento impulsivo ou dispersivo;
  • Atraso na fala e linguagem;
  • Baixo rendimento escolar;
  • Dificuldade para planear movimentos e estabelecer uma sequência de tarefas;
  • Falta de força e tónus muscular;
  • Dificuldade para se ajustar a situações novas e baixa auto-estima.

Estas dificuldades são notórias em diferentes contextos e não precisam de estar todas presentes para ser feito o diagnóstico.

Quando efectivamente a criança apresenta esta disfunção, é importante recorrer à terapia de Integração Sensorial. As crianças geralmente aderem muito bem a este tipo de terapia, pois é muito divertida, uma vez que decorre num ambiente clínico lúdico e recorre a equipamentos de que as crianças habitualmente gostam muito nomeadamente, bolas de diferentes tamanhos, almofadões, uma grande variedade de brinquedos, entre outros.

Antes de iniciar a terapia, é feita uma avaliação para avaliar o tipo de Perfil Sensorial e assim definir-se o programa de intervenção. O programa é delineado por forma a que as actividades a desenvolver com a criança consigam proporcionar desafios adequados, estimulando o desenvolvimento e melhorando o seu desempenho funcional.

Este tipo de intervenção é desenvolvido por Terapeutas Ocupacionais, com especialização nesta área. Estes profissionais, para além de promoverem o desenvolvimento de actividades que estimulam uma melhor integração sensorial fornecem também à família sugestões para aplicar no seu quotidiano.

Esta Terapia encontra-se actualmente a ser desenvolvida na unidade de Terapia Ocupacional no Centro de Medicina de Reabilitação do Alcoitão, entre outros sítios a nível particular.

(Texto retirado do site da APPC-Faro)

Sem comentários: