10 de novembro de 2008

Paralisia cerebral


A criança com Paralisia Cerebral tem uma perturbação do controlo da postura e movimento, como consequência de uma lesão cerebral que atinge o cérebro em periodo de desenvolvimento.

Não há dois casos semelhantes.

Algumas crianças têm perturbações ligeiras, quase imperceptiveis que as tornam desajeitadas a andar, a falar ou a usar as mãos.

Outras são gravemente afectada com incapacidade motora grave, impossibilidade de andar e falar, sendo dependentes na vida diária.

Entre estes dois extremos existem os casos mais variados.

De acordo com a localização das lesões e áreas do cérebro afectadas, as manifestações podem ser diferentes.

Os tipos mais comuns são:

Espástico - Caracterizado por paralisia e aumento da tonicidade dos músculos, resultantes de lesões no córtex ou nas vias daí provenientes.

Pode haver um lado do corpo afectado (hemiparésia), os 4 membros (tetraparésia) ou mais os membros inferiores (diplesia)

Atetose/Distonia - Caracterizada por movimentos involuntários e variações na tonicidade muscular resultante de lesões dos núcleos, situados no interior dos hemisférios cerebrais.

Ataxia - Caracterizada por diminuição da tonicidade muscular, incoordenação dos movimentos e equilíbrio deficientes, devidos a lesões no cerebelo ou das vias cerebelosas.

A criança com Paralisia Cerebral pode ter inteligência normal ou até acima do normal mas, também pode ter atraso intelectual, não só devido às lesões cerebrais mas, também pela falta de experiências resultantes das suas deficiências. Os esgares da face e deficiência na fala, devido ao descontrolo dos movimentos, podem fazer aparentar um atraso mental que na realidade não existe.

Podem aparecer formas mistas com diferentes sintomas.


Além da perturbação motora há também, por vezes, défices sensoriais, deficiência de visão e audição, dificuldades perceptivas, deficiência na fala e epilepsia, o que torna o quadro mais complexo.


Retirado de "A criança com paralisia cerebral - Guia para os pais e profissionais de saúde e educação" - Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral.


Sem comentários: