10 de novembro de 2008

A criança com Paralisia Cerebral - Comunicação


Existem várias formas de comunicar: pelo olhar, sorriso, expressão da face, movimentos do corpo, palavra, desenho ou escrita.

Enquanto bebé, estimule e participe nos seus jogos vocais (palrar)

Proporcione-lhe um ambiente estimulante, falando.-lhe mesmo que ele não responda

Aproveite para lhe falar de tudo o que o rodeia, das pessoas, das coisas, dos animais. Contribui deste modo para aumentar o seu vocabulário.

Não continue a falar-lhe linguagem infantil, como se fosse um bebé, dê-lhe a possibilidade de crescer. Se lhe falar normalmente ajuda-o a desenvolver a linguagem.

Não adivinhe os desejos do seu filho. Estimule-o e tente que ele se exprima por sons, palavras, gestos ou por qualquer outro meio, de modo que não se isole, desista ou se acomode ao silêncio.

A tecnologia (computadores, comunicadores, cadeiras eléctricas) pode ajudar as crianças a melhorarem a autonomia a terem experiências enriquecedoras. Por exemplo, o computador pode produzir som, música, pinturas coloridas, assim como letras e palavras de diferentes tamanhos, ajudando o seu filho a brincar, a comunicar e a escrever, proporcionando-lhe mais possibilidades de realização, de independência e de auto-confiança.

Retirado de "A criança com paralisia cerebral - Guia para os pais e profissionais de saúde e educação" - APPC


Sem comentários: