12 de novembro de 2008

Tecnologias de Apoio

ou “Assistive Technology- AT”
*

O desenvolvimento de novas abordagens e de novos sistemas tecnológicos, baseados numa investigação cientifica aprofundada, tem permitido que qualquer pessoa independentemente da causa e da gravidade da sua patologia, possa encontrar um sistema alternativo e aumentativo de
comunicação adequado à sua incapacidade.
*
A aplicação de tecnologias emergentes na área das Tecnologias de Apoio (AT) está a originar a criação de novos dispositivos que podem contribuir para a melhoria significativa da qualidade de vida de pessoas com deficiência e pessoas idosas.
*
No caso das tecnologias de apoio à comunicação estas são sem dúvida uma componente essencial do sistema aumentativo de comunicação. Permitem aos seus utilizadores, por exemplo, a transmissão de uma mensagem seleccionada ao seu interlocutor. As tecnologias de apoio são parte integrante do sistema de comunicação. São dispositivos que não devem ser utilizados isoladamente, mas sim como uma técnica de utilização do sistema de comunicação.
*
As Tecnologias de Apoio devem ser adaptadas às capacidades específicas de cada um dos seus utilizadores, podendo proporcionar oportunidades de sucesso no caso de utilizadores incapazes de obterem experiências de qualidade pelos seus meios naturais.
*
Os sistemas de Acesso ao Computador incluem sistemas informáticos integrados de que fazem parte uma gama de periféricos, programas especiais e sistemas de emulação de teclados e do rato, para o acesso alternativo ao software standartizado existente no mercado. Estes periféricos e respectivo software permitem a utilização do computador por pessoas com disfunção motora grave. Desta forma qualquer pessoa independentemente da sua incapacidade poderá escrever, desenhar, comunicar, jogar ou até mesmo ter acesso à procura de informação e de consulta através de sistemas de navegação na internet e comunicação à distância.
*
in Folheto Informativo da UTAAC - CRPCCG

Sem comentários: