26 de novembro de 2008

Projecto Estrela


Oferta de Soluções especiais PT, formação e Internet em banda larga a todas as APPC vai beneficiar directamente cerca de 6000 crianças e jovens. Um protocolo da Fundação PT com a Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral assinado em Maio.

*
A Fundação Portugal Telecom e a Direcção Nacional da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral assinaram dia 24 de Maio, o Protocolo Estrela.O Programa Estrela insere-se num dos principais objectivos da Fundação Portugal Telecom, o combate à info-exclusão, que preconiza o estabelecimento de parcerias para a oferta de soluções tecnológicas que respondam às necessidades de comunicação das populações vítimas de exclusão social, entre as quais, pessoas com deficiência.
*
Este protocolo estabelece, assim, as condições para a instalação, por parte da Fundação Portugal Telecom, de um centro de recursos educativo e formativo nas APPCs de todo o País.Nestes Espaços Fundação Portugal Telecom em cada um dos Núcleos Regionais, serão disponibilizadas Soluções Especiais PT para pessoas com deficiência, designadamente com paralisia cerebral. O PTMinha Voz, nas suas versões Grid, IntelliTalk, IntelliPics Studio e IntelliMathics, está vocacionado para cidadãos com disfunções neuromotoras, na fala, e deficiências a nível cognitivo. Os Espaços serão também dotados de acesso à Internet.Em cada Espaço será instalado um PC Desktop com ecrã táctil com o pacote de softwares educativos Intellis e o Software GRID de comunicação aumentativa e acesso à SI, interfaces físicos para acessibilidade ao PC e interface e telefone de infravermelhos.
(...)
Além de elogiar a acção e reconhecer o trabalho da Fundação PT a Secretária de Estado Adjunta falou da intenção deste governo em facilitar o acesso destes jovens e crianças com necessidades especiais ao ensino, que no entender deste Governo deverá ser feito através das novas tecnologias.
*
Ainda que destinados a pessoas com paralisia cerebral os Espaços Fundação Portugal Telecom estarão preferencialmente abertos à comunidade na respectiva zona de influência. O funcionamento de cada um dos Espaços terá lugar no âmbito do trabalho regular levado a cabo pelos núcleos da APPC e será acompanhado em permanência por técnicos designados para o efeito, cuja formação específica será assegurada pela Fundação e ministrada, a título gracioso, pela ANDITEC no âmbito dos Programas em parceria estabelecidos com a Fundação Portugal Telecom. A Fundação será igualmente o garante do serviço de Help Desk, disponibilizado através de uma linha directa de atendimento especializado.Por sua vez, a APPC irá coordenar o funcionamento destes Núcleos assegurando o seu funcionamento e apresentando à Fundação PT um relatório anual da actividade desenvolvida por cada um dos Espaços Fundação Portugal Telecom.

Mais um passo importante na luta pela igualdade social, contra a info-exclusão e a favor das pessoas com necessidades especiais.
*
NOTÍCIA RETIRADA DO SITE DA FUNDAÇÃO PORTUGAL TELECOM
*

3 comentários:

Maria disse...

Que Deus não permita que os senhores do governo que tanto elogiaram,não se esqueçam das promessas feitas,porque eles,e elas, quando estão nas enauguraçôes falam e falam e depois não fazem nada, esperemos confiantes que não se esqueçam das promeças feitas,isto para não ser mais dura no comentário aos politicos que gostam muito de prometer quando as eleções estão a caminho! M.M.

Maria disse...

A Telecom e ao "Projecto Estrela" Um bem aja pela iniciativa e que tenham lucros e força para criarem mais projectos como este e continuarem no bom caminho. VIVA E PARABÉNS .UM Obrigado pelo PROJT. M.M.

Nala disse...

São estas iniciativas que me dão alguma esperança face ao mundo e sociedade em que vivemos. Todos os projectos que se façam em prol das nossas crianças e jovens, são bem vindos.
Muitos sucessos para este projecto e muita dedicação de TODOS!